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Agricultura Familiar – Cerveja de mandioca gera renda para pequenos produtores em Goiás

Raíizes de mandioca colhidas com detalhes da planta

A mandioca utilizada para fabricação de cerveja é produzida por pequenos agricultores familiares de Goiás

Outra característica que deixa todos os goianos orgulhosos é o uso dos frutos do Cerrado na composição dos produtos! Por estes motivos, a Colombina Rensga foi reconhecida como “A Cerveja do Cerrado”!

História

A Cerveja Colombina nasceu em fevereiro de 2014 como a primeira linha de cervejas artesanais produzida no Estado de Goiás. A história da família Mercês com a fabricação de cervejas na região é um pouco mais antiga, empreendendo no segmento desde 2001, mas quando a engenheira de alimentos Patrícia Mercês assumiu o negócio da família o projeto da linha de garrafas ganhou força.

O compromisso com a inovação é um fator importante para o sucesso do negócio de família. De acordo com os proprietários, as cervejas produzidas pela família Mercês traduzem a riqueza do Cerrado, usando seus frutos como ingredientes, e a força de seu povo como motivação.

O projeto

Todo mês a Associação dos Agricultores Familiares de Bela Vista de Goiás fornece cerca de 1 tonelada de mandioca à cervejaria Colombina.

A Secretaria de Estado da Retomada do Governo de Goiás aproximou produtores de mandioca e cervejarias. E assim surgiu a linha Colombina Rensga (expressão muito utilizada pelos goianos para representar tudo o que os surpreende positivamente).

A utilização da mandioca produzida por pequenos produtores locais se encaixou perfeitamente na filosofia da cervejaria Colombina de valorizar a cultura gastronômica local, priorizando o pequeno produtor no fornecimento de matérias-primas.

A linha Colombina Rensga traz em sua composição 16% de mandioca, que entra na receita, junto ao malte, como fonte de açúcar para as leveduras. A presença da mandioca é praticamente imperceptível, não alterando no sabor ou aroma das cervejas.

Vale lembrar que a AMBEV também se interessou pelo projeto e já lançou produtos no mercado.

Esta é a prova de que iniciativas, que tenham o apoio de governos, empresas de todos os portes e produtores rurais, podem ser benéficas para todos os envolvidos da cadeia produtiva e para o consumidor final, ávido por novas experiências sensoriais e de cunho social.

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