Programadores são cada vez mais requisitados para atender às necessidades dos agricultores e criadores brasileiros
Já fazem algumas décadas que o agro vem passando por uma verdadeira revolução tecnológica. Máquinas computadorizadas, automação, monitoramento digitalizado de lavouras e criações, internet, aplicativos, computadores. Definitivamente a tecnologia está presente em todas as atividades no meio rural. Profissões tradicionais da agropecuária como agrônomo, engenheiro florestal, zootecnista, veterinário, técnico agrícola, dentre outras, têm cada vez mais dividido espaço com novas profissões relacionadas à tecnologia. E nessa onda de novas profissões, o programador vem se destacando.
Com avanço da digitalização na agropecuária, os programadores são essenciais para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que otimizam operações e resolvem problemas do campo. Responsáveis pela criação de softwares e aplicações a partir de instruções específicas dadas ao computador por meio de uma linguagem própria — a linguagem de programação —, esses profissionais são essenciais para que tecnologias como agricultura de precisão e automação de máquinas cheguem aos campos.
Nos dias de hoje, 84% dos produtores rurais brasileiros utilizam pelo menos uma tecnologia como ferramenta de suporte, segundo pesquisa publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com a popularização de inovações tecnológicas e a ampliação da conectividade rural, essa transformação do agro já efetivada, deve avançar ainda mais. Nesse contexto, é justamente o programador que servirá como elo técnico capaz de desenvolver soluções de acordo com as necessidades dos produtores e gestores rurais.
Atualmente, as agtechs, focadas em inovação, trazem para o campo tecnologias que estão em alta em outras áreas, como Big Data e Inteligência Artificial. O emprego dessas novas tecnologias auxiliam o produtor na análise e tomada de decisão para obter um melhor aproveitamento e rentabilidade do seu negócio.
O agro competitivo, hoje não pode abrir mão da tecnologia. Cada vez mais investimentos focados na pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias são alocados para o setor. As empresas agropecuárias cada vez mais procuram unir os conhecimentos agronômicos aos da computação para gerar soluções para os seus problemas no campo.
Há diversas oportunidades e demandas do agronegócio que ainda não foram supridas. É um setor em que a tecnologia tem grande potencial de crescimento e onde cada melhoria traz grandes benefícios para os usuários, tais como economia, produtividade e sustentabilidade, por exemplo.
Leia também:
Agricultura familiar – Tecnologia que ajuda a vender!
BlogTec RuraltecTV – Produtores e cooperativas estão em busca por tecnologia
BlogTec RuraltecTV – 5G impulsionará demais tecnologias no agronegócio