Na cerimônia de encerramento no último dia 10 de julho, foi feito o lançamento do Inova AgroBrasília 2021, o primeiro desafio de soluções tecnológicas voltadas ao Controle Biológico
A AgroBrasília Digital encerrou-se nesta sexta-feira, 10 de julho, depois de cinco dias intensos em programação e negócios. Nesse período, a plataforma registrou mais de 120 mil acessos. Nos próximos 30 dias, ainda será possível acessá-la e aproveitar as condições e conteúdo preparados pelos expositores.
Marconi Borges, vice-presidente da AgroBrasília e gerente do escritório da Emater-DF no PAD-DF, relatou a surpresa positiva da organização com a participação do público e dos produtores. Registrou ainda agradecimentos aos patrocinadores, aos parceiros institucionais, à equipe, à coordenadoria de comunicação e especialmente a todas as empresas expositoras.
Diante da pandemia, foi preciso pensar em uma ação para marcar o ano e não interromper o histórico da Feira. Renovou-se a expectativa de expositores e produtores e das pessoas que trabalham no Parque Ivaldo Cenci. A Feira foi possível por causa da confiança dos organizadores.
A Vitrine Tecnológica, seção na plataforma que apresentou em vídeos as tecnologias em genética vegetal instaladas no Parque Ivaldo Cenci, foi um legado da versão virtual.
Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, em nome da Presidência da estatal, registrou os cumprimentos da Embrapa aos organizadores da Feira e às empresas participantes. A instituição é parceira histórica da AgroBrasília e, nessa versão digital, participou com o recorde de 22 centros de todo o País, que apresentaram cerca de 90 tecnologias. Destacou ainda um exemplo positivo do evento online – com mil pessoas no lançamento de um cultivar de cenoura para sistemas orgânicos. Um dia de campo convencional não reuniria essa quantidade de participantes.
Os preparativos para a edição de 2021 da Feira já tiveram início, com o lançamento do Inova AgroBrasília, o primeiro desafio de soluções tecnológicas – produtos, processos ou serviços – voltadas ao Controle Biológico, uma ferramenta importante no manejo fitossanitário das lavouras.
O desafio, nacional, terá como público-alvo empresários, acadêmicos ou pessoas empreendedoras com ideias inovadoras. Serão premiadas três soluções tecnológicas. As inscrições serão gratuitas e terão divulgação em momento oportuno. A AgroBrasília , a Coopa-DF, a Embrapa e outros parceiros querem trazer um ecossistema de inovação forte.
Também foi apresentado o mascote do Inova AgroBrasília. Nas próximas semanas, o nome vai ser escolhido em concurso a ser lançado nas redes sociais da Feira. Segundo os organizadores, ano que vem a feira será ainda melhor, com maior abrangência, mais internacionalizada. As gravações das lives também podem ser acessadas nos 30 dias seguintes ao encerramento do evento e depois ficam disponíveis permanentemente no canal da AgroBrasília no YouTube.