Ícone do site AGRONEGÓCIO

Tecnologia – Agrofloresta: uma dinâmica “inovadora” bastante tradicional

Sistema agroflorestal

Inspirado na dinâmica dos ecossistemas naturais, em que espécies florestais perenes são plantadas lado a lado de cultivos agrícolas e criações de animais, o sistema concilia produção de alimentos com recuperação de áreas degradadas

Os projetos que vêm se espalhando pelo país desenvolvem sistemas produtivos (policulturas) se utilizando de conhecimentos tradicionais, empíricos e científicos e aplicando tecnologias inovadoras. 

Vantagens da tecnologia agroflorestal

As agroflorestas promovem maior diversidade biológica e resiliência ecológica, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. São uma forma de lidar com desafios globais como: a degradação de solos agricultáveis e as mudanças climáticas. 

Sistemas agroflorestais: aplicações

Os principais sistemas usados no Brasil são:

O sistema permite diminuição do uso da energia e dos desperdícios na produção, colheita, armazenamento, beneficiamento e distribuição de alimentos, trazendo benefícios diretos e importantes para a rentabilidade do agronegócio.

Aprofunde seu conhecimento sobre sistemas agroflorestais e faça o download do livro “Agrofloresta-Aprendendo a Produzir com A Natureza” de Walter Steenbock e Fabiane Machado Vezzani com ilustrações de Claudio Leme. CLIQUE AQUI para download.

Leia também:

Sair da versão mobile