O tema desta edição, ‘Conectando o Futuro do Leite’, é pautado em inovação, empreendedorismo, tecnologia, cultura, negócios, transformação, ousadia e futuro
A Cooperativa Castrolanda realizará, entre os dias 8 e 12 de agosto, na Cidade do Leite, uma das maiores exposições do país, com o que existe de melhor na cadeia produtiva do leite: a Agroleite 2023.
A expectativa deste importante evento do cooperativismo agropecuário neste ano é reunir aproximadamente 140 mil visitantes, superando o número de 2022. Será a maior feira com foco no leite na América do Sul, que reúne mais de 260 expositores ligados à genética, sanidade animal, medicamentos, nutrição, máquinas e equipamentos, enfim, todos os elos da cadeia do leite, além de centenas de animais para exposição e julgamento.
Após dois anos sem a realização da feira, devido à pandemia da Covid-19, em 2022, o evento contou com 120 mil pessoas que foram até a Cidade do Leite, localizada na Colônia Castrolanda, em Castro, PR, numa área de 200 mil m2, e que contou com exposição de 500 animais das raças Holandesa e Jersey e R$ 149 milhões em negócios. É um evento extremamente técnico, focado no leite, onde os produtores poderão ter acesso ao que existe de mais moderno em termos de tecnologia para o setor. Essa edição contará com a presença do ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro.
O setor lácteo não vive um bom momento por causa dos preços baixos, com muita importação de leite em pó dos países que integram o Mercosul e isso está depreciando a produção nacional, fazendo com que o preço pago ao produtor pelo litro de leite caia. Isso vem preocupando os cooperados que continuam a investir em tecnologia e na melhoria da qualidade.
O ano está sendo desafiador para a cooperativa devido à queda também nos preços das commodities de grãos no mercado internacional. Além do preço do leite, os cooperados enfrentam um período de queda nos preços dos principais grãos. Este primeiro semestre foi muito difícil para os produtores. Mas nada disso está desanimando os organizadores e os cooperados para a realização do evento.
Recentemente o governo anunciou o Plano Safra e disponibilizou um total de R$ 435,82 bilhões, volume de recursos dentro da expectativa do setor. Outro fator importante foi a votação da reforma tributária que contemplou um grande avanço para o cooperativismo. Tudo isso vem contribuir para uma grande expectativa em relação ao sucesso da Agroleite 2023.