Temperaturas mais baixas e seca das pastagens são características deste inverno. Por causa disto, os produtores devem estar atentos à alimentação dos equinos
Neste período, em que há redução da qualidade do pasto e do feno, o uso de rações e suplementos minerais contendo fontes de minerais orgânicos proporcionam diversos benefícios ao animal, como melhor digestibilidade e absorção dos nutrientes. A inclusão de mineral na dieta também proporciona o aumento da ingestão de água, que é menor nessa época do ano.
Dica! Para estimular seu cavalo a beber mais água, o produtor deve oferecer mais sódio por meio da suplementação mineral, assim, pode-se evitar problemas intestinais.
Os minerais orgânicos contribuem em diversos mecanismos fisiológicos, hormonais, metabólicos e estruturais do organismo. Quando na forma orgânica, há melhora na digestibilidade e absorção dos nutrientes.
A alimentação também influencia na total expressão do potencial genético dos animais, é o que se chama de nutrigenômica. Ao escolher o garanhão e a égua para fazer o cruzamento entre os animais, ele espera um fruto com o mesmo potencial que o dos pais. Portanto, utilizando minerais orgânicos, é possível proporcionar condições para que essas características se expressem.
O produtor deve optar por rações que contenham:
- Zinco,
- Cobre,
- Selênio,
- Manganês,
- Cromo,
- Cobalto e
- Ferro.
Atenção! Os microminerais são importantes para a parte metabólica, intracelular e fisiológica, enquanto os macrominerais são responsáveis pela parte estrutural, formação óssea, tendínea e dos ligamentos.
Lembrando sempre: é importante o criador procurar orientação técnica por um profissional capacitado. Sucesso!!!
Leia também:
O inverno está aí! E as doenças respiratórias em cavalos também!
BlogCampo RuraltecTV – Sabe o que significam as manchas faciais do cavalo