O evento acontecerá entre 26 de setembro e 4 de outubro
Os cavalos foram os primeiros animais a chegar para a Expointer nesta segunda-feira (21). No total são esperados 1.017 animais de 18 raças, entre equinos, bovinos e ovinos.
Nesta edição aves e bubalinos não participam. São esperados 230 ovinos das raças Texel, Poll Dorset, Suffolk, Naturalmente Coloridos, Merino Australiano, Corriedale, Crioula e Dorper; 26 bovinos de corte das raças Charolês, Devon, Simental e Simbrasil; 74 bovinos de leite da raça Holandês; 687 equinos das raças Quarto de Milha, Árabe e Crioula.
Os animais são recebidos seguindo todas as normas de sanidade animal. Os proprietários devem ter o documento oficial de trânsito, a inscrição junto ao Serviço de Exposições e Feiras, apresentar os resultados de testes, exames e atestados com prazo de validade até 4 de outubro.
“O que mudou em relação aos outros anos é que não podem ingressar animais da área livre de febre aftosa com vacinação, porque agora somos área livre de aftosa sem vacinação”, destaca Fernando Groff, coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.
Outra mudança neste ano foi com relação ao Desfile dos Campeões que será substituído pelo Desfile Oficial da Expointer, marcado para o dia 3 de outubro.
Animais chegando à Expointer 2020 – Foto: Diego da Rosa/GES
Os ovinos serão avaliados de 28 de setembro a 1° de outubro. Os bovinos de corte e de leite serão analisados pelos juízes no dia 2 de outubro. As provas dos equinos começam um dia antes da feira (25/9) e vão até 4 de outubro. Porém, há animais que participarão apenas para representar a raça, como Charolês e Devon, sem passar por julgamentos. Já a final do Freio de Ouro será disputada em 27 de setembro.
Além da Feira de Animais e do Freio de Ouro, ocorrerão julgamentos e provas de desempenho das raças Árabe e Quarto de Milha, leilões digitais e presenciais, Campeonato Domados do Pampa (para os cavalos Árabe) e o Congresso Brasileiro de Laço Técnico e de Laço Comprido (para os cavalos Quarto de Milha).
A feira vai inovar em formato híbrido, com atividades presenciais como a feira da agricultura familiar em sistema drive-thru e as provas de animais, paralelo a uma transmissão por quatro canais on-line que trarão lançamentos, debates, exposição de animais e todas as atividades que estarão acontecendo no parque.
Para os trabalhadores que ficarão no parque haverão testes rápidos para coronavírus. Já para a população volante, que entra e sai do Parque, vai ter medição de temperatura e questionários de avaliação, além de totens com álcool gel para todos.
“Estamos fazendo um grande esforço conjunto para realizarmos esta edição histórica da Expointer. Uma edição única e inovadora, que com certeza entrará para a história do Parque de Exposições Assis Brasil”, destaca o secretário da agricultura do RS, Covatti Filho.
Leia também: