O app é uma das ações do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Disponível para plataformas iOS e Android
Basicamente é um catálogo nacional de insumos biológicos, com o objetivo de facilitar o acesso a uma ampla base de informações, de forma fácil, rápida e gratuita, para uso na produção agrícola, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários.
Os produtores rurais já podem consultar pelo celular uma lista de produtos de origem biológica indicados para nutrição, controle de pragas e doenças de diversas culturas agrícolas. Já estão disponíveis 580 produtos biológicos disponíveis no país destinados a combater mais de 100 pragas e plantas invasoras e ampliar a absorção de nutrientes, favorecendo o crescimento de espécies vegetais.
Os 580 produtos estão divididos em:
- 265 são defensivos biológicos, entre bioacaricidas, bioinsecitidas, biofungicidas e bioformicidas;
- 315 itens são inoculantes, um insumo biológico que contém micro-organismos com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas.
Todos os produtos são registrados no Mapa
O catálogo busca promover o uso dos bioinsumos, trazendo indicações de empresas produtoras, bula do produto, número de registro no Mapa, entre outras informações relacionadas ao controle de pragas e inoculantes.
Para se ter uma ideia, no caso da broca da cana, o aplicativo traz indicações de 39 produtos biológicos, considerados como agentes de controle dessa praga, que é uma espécie de mariposa e causa grandes prejuízos na cultura da cana-de-açúcar.
Facilidade, agilidade e aproximação dos elos da cadeia produtiva
O aplicativo permite a consulta a essa base de informações de um jeito ágil e mais prático. A ferramenta é útil, especialmente para agricultores e técnicos de extensão rural que querem usar produtos mais sustentáveis nas suas lavouras, o que é uma tendência atualmente, tanto na agricultura orgânica como em sistemas produtivos convencionais.
O app traz as informações atualizadas até abril de 2020, importadas das bases de dados do Ministério da Agricultura. Essas informações foram organizadas, padronizadas, processadas e integradas para facilitar as consultas. Foram agregados, também, conteúdos da produção técnico-científica em controle biológico, disponíveis nas Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), na Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) e nos Sistemas de Produção Embrapa (SPO).
Mais uma prova de que a tecnologia digital é cada vez mais fundamental na agricultura e desempenha importante papel na disseminação da informação, simulação de cenários e aproximação entre consumidores e produtores.