Uma equipe de cientistas, da Academia Chinesa de Ciências, realizou um estudo sobre como melhorar o processo de fotossíntese das plantas
A modificação genética foi um sucesso com cultivares de mostarda, tabaco e arroz. As experiências apontam que, com o método, qualquer outra planta poderia ter um ganho de resistência ao calor, maximizando a produtividade da cultura.
As plantas convertem a luz solar em açúcar e suas células podem ser prejudicadas com os subprodutos químicos da fotossíntese. Quanto mais quente o clima, maior a probabilidade de o processo ficar descontrolado.
A descoberta e seus resultados
O trabalho alterou as culturas para que possam reparar melhor os danos causados pelo calor. A mudança também tornou as plantas mais produtivas durante temperaturas normais, rendendo 8% a 10% mais grãos do que as plantas de controle, no caso da mostarda.
Já na temperatura normal, o arroz transgênico produziu até 20% mais grãos, enquanto o tabaco teve um aumento de 48%. A equipe planeja mais testes do mecanismo onde o principal objetivo é aumentar o rendimento dos produtos.