A cultura rural brasileira retratada em filmes
Vários filmes já foram rodados a respeito da vida no campo. Fizemos um apanhado de alguns deles e começamos nossa série com Boi Neon, dirigido e escrito por Gabriel Mascaro.
Boi Neon é um filme de drama brasileiro lançado em 2015, estrelado por Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e Vinícius de Oliveira.
As filmagens foram em um ano antes, nas cidades de Picuí e Campina Grande, na Paraíba, e Ameixas, Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.
O longa-metragem conta a história de Iremar, um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste e tem o sonho de se tornar estilista de moda. O vaqueiro tem a vida na estrada e viaja de vaquejada em vaquejada junto com Zé e Negão – seus parceiros de curral, Galega, a motorista do caminhão boiadeiro, e a menina Cacá – filha de Galega. Juntos, eles formam uma família improvisada e unida. Mas Iremar tem cada vez mais forte um desejo pelas lantejoulas e ornamentos do mundo fashion, em meio a uma região rural que está em rápida transformação econômica e sedia um importante pólo de confecção de roupas do Brasil. A vida de gado dos vaqueiros está cada vez mais próxima da vida operária nas fábricas de roupa.
Boi Neon teve sua estreia internacional no Festival de Veneza, na Mostra Orizzonti, seguiu para o Festival de Toronto e estreou no Brasil no Festival do Rio, de onde saiu com quatro prêmios. No Festival de Marrakech, Mascaro recebeu o prêmio de melhor diretor entregue pelas mãos do diretor Francis Ford Coppola, um dos jurados do festival.
Boi Neon foi lançado no circuito brasileiro em 14 de janeiro de 2016, em 21 cidades.