Ícone do site AGRONEGÓCIO

Arte – Genival Lacerda – O Rei da Munganga

Genival Lacerda - Seu Vavá O Rei da Munganga

O artista nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931. Na década de 50 foi morar em Pernambuco e, em 1955, gravou seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa “Coco de 56”.

Em 1964, incentivado pelo concunhado Jackson do Pandeiro, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP. O sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música “Severina Xique-Xique”, cujo verso “ele tá de olho é na butique dela” se tornou o mais popular do compositor. Graças a essa composição de sua autoria e João Gonçalves vendeu cerca de 800 mil cópias.

Em 1976, Genival lançou o disco “Vamos Mariquinha”, interpretando, entre outras, “É aí que você se engana” de sua autoria e João Gonçalves, “Forró da gente” de Onildo Almeida, “Sanfoneiro alagoano” de Brito Lucena, “Eu preciso namorar” de Gordurinha e “A mulher da cocada” de sua autoria e João Gonçalves. No mesmo ano, gravou, pela Polyfar, outro LP com seu nome como título.

Em 1987, gravou com grande sucesso o LP “A fubica dela”, pela RCA, com arranjos e regência de Sivuca, além da participação desde musico com Dominguinhos no acordeom e Coronel, integrante do Trio Nordestino na zabumba.

Em 1999, participou do disco “Marinês e sua gente – 50 anos de forró”, cantando ao lado de Marinês o “Forró do beliscão”, de Ary Monteiro, João do Vale e Leôncio.

Em 2000, lançou, pela gravadora CID, o CD “Genival Lacerda ao vivo”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, contando com as participações especiais de Dominguinhos e de Osvaldinho do Acordeom em show realizado na casa de espetáculos Coringa, em São Paulo. No CD estão presentes diversos sucessos de sua carreira, entre os quais “Severina Xique Xique”, “Radinho de pilha”, “Mate o véio” e “Caldinho de mocotó”.

Em 2004, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de carreira, Genival foi homenageado juntamente com a cantora Clemilda, durante o IV Fórum de Forró de Aracaju, no Teatro Atheneu. Na ocasião realizou um concorrido show durante o evento.

Em abril de 2010, gravou em dueto com a cantora Ivete Sangalo, a música “Chevette da Menina”. A música, cuja personagem central se chama Ivete, narra, num tom jocoso e de duplo sentido, a história de uma moça que supostamente empresta seu Chevette a um conhecido e o recebe todo machucado. O refrão diz: ‘Coitadinha da Ivete / Facilitou, estragaram seu Chevette / Mas coitadinha da Ivete / Em menos de uma semana estragaram seu Chevette’.

Ainda no decorrer de 2010, outro que também prestou homenagem ao cantor paraibano (desta vez de forma lúdica) foi o apresentador Rodrigo Faro, no seu programa Melhor do Brasil, na Record. “Sabe com quem gravei semana passada? Com alguém que eu amo e admiro. Ele é genial! Quando balança aquela pancinha dele, sai de baixo. Só vai dar ‘nóis’ no São João”, disse o apresentador.

Em 2012, lançou o CD Canta Luiz Gonzaga, uma homenagem ao Rei do Baião, com a participação de Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho, Chico César, João Lacerda, Frank Aguiar e muitos outros.

Genival Lacerda Canta Luiz Gonzaga o Rei do Baião

Em 2015, foi a vez do CD Brasil Popular. O crítico Oséas Lopes escreveu sobre o trabalho: “Um expressivo representante da cultura popular. Seu Vavá, com uma carreira invejável de sucessos, conseguiu 10 Discos de ouro. O rei da munganga, o forrozeiro mais autêntico e requisitado para shows em todo o Brasil. Genival Lacerda é igual a vinho: quanto mais velho melhor”.

Ao longo de sua carreira, Genival gravou 70 discos.

O AVC e a recuperação

Em maio passado, aos 89 anos, o artista sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que o deixou internado por um tempo. Sem cachês de shows e dependendo de R$ 2.044 da aposentadoria, o cantor está enfrentando dificuldades para manter alimentação adequada, terapia ocupacional e mais exames domiciliares.

Para arrecadar fundos para a recuperação da sua saúde, diversos amigos deste verdadeiro ícone da música nordestina e brasileira, se reuniram para homenagear o mestre.

Genival o Rei da Munganga com Lua o Rei do Baião

A Live do Rei da Munganga foi transmitida ao vivo pelo canal oficial de João Lacerda, filho de Genival, e também na TV aberta da Paraíba através da TV Maior, no dia 24 de julho.

Entre as participações estiveram presentes Capilé, Almir Rouche, Nathália Calasans (Forró do Muído), Cezinha do Acordeon, Novinho da Paraíba, Amazan e muitos outros. O próprio Genival fez uma apresentação especial, sentado em seu “trono” de Rei da Munganga.

Uma live maravilhosa com o melhor do forró e com a alegria e vivacidade do seu homenageado e que deveria ter sido assistida por todos os brasileiros que amam suas raízes e o que há de melhor na música nacional.

Um tributo a um representante do povo espirituoso, criativo e batalhador do Nordeste e do brasileiro comum.

Todos da RuraltecTV tivemos o prazer de acompanhar a Live e nos sentimos privilegiados de assistir um show maravilhoso e com um objetivo ainda mais valoroso.

Desejamos pronta recuperação ao grande e genial Genival Lacerda. Que possamos em futuro breve vê-lo alegre, cantando e animando a todos com sua energia.

Munganga

O significado que se refere ao Rei da Munganga está relacionado a caretas, palhaçada, improviso, movimento. Colocando Genival Lacerda como um representante original da criatividade e do espírito alegre, zombeteiro, gozador do brasileiro típico.

Assita ao vídeo de gravação do DVD Genival Lacerda – Show Minha Estrada:

Leia também:

Sair da versão mobile