
A cultura é uma ferramenta importante de transformação social e abrir as portas das classificatórias para democratizar o acesso à tradição do Rio Grande do Sul é enriquecer ainda mais as provas da raça
Cultura e tradição gaúcha estarão lado a lado nas pistas do Freio de Ouro 2025. As classificatórias do mais tradicional ciclo de provas da raça Crioula também serão palco para o talento de artistas locais, graças ao projeto Giro Cultural 2025, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O circuito cultural terá início durante o Bocal de Ouro 2025, de 28 de abril a 3 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS. Além das competições que selecionam os melhores exemplares da raça crioula, o evento contará com apresentações musicais e uma exposição fotográfica gratuita, acessível e aberta ao público.
A organização quer dar palco aos artistas gaúchos,
valorizando a cultura regional e oferecendo momentos
de entretenimento para quem acompanha as provas
O objetivo da iniciativa é tornar acessível aos diferentes públicos a tradição cultural do Rio Grande do Sul através das diversas atividades. O primeiro a subir ao palco do Giro Cultural será Pedro Ernesto Denardin, jornalista e cantor tradicionalista, que se apresenta durante o almoço da final do Bocal de Ouro, no dia 3 de maio. À noite, na confraternização de encerramento, será a vez de Ricardo Bergha e banda animarem o público com o melhor da música gauchesca.

a tradição cultural do Rio Grande do Sul através de shows
musicais e exposição fotográfica – Foto: Maurício Vinhas

Cada uma das seis classificatórias do Freio de Ouro 2025 contará com dois shows de artistas locais, e os 12 músicos participantes se apresentarão novamente na grande final durante a Expointer 2025. Além da programação musical, o Giro Cultural também levará ao público uma exposição fotográfica inédita durante a Expointer. A mostra reunirá imagens históricas que celebram os 43 anos do Freio de Ouro, além de contar com a produção de um livro comemorativo, preservando a memória do evento e da cultura gaúcha.
Todos os eventos são gratuitos e acessíveis, com estrutura de mobilidade e recursos de audiodescrição. O Bocal de Ouro 2025 será realizado em paralelo ao Congresso Mundial Braford, reforçando a integração entre o cavalo crioulo e a pecuária de alta performance.