APICULTURA -  Como montar um apiário

O muladeiro

Mais uma vez a capital de Goiás será palco de um evento que resgata e enaltece a tradição e a cultura tropeira. Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores (ABCMuares), entre os dias 25 a 30 de março a capital de Goiás recebe de uma só vez o 2º Encontro Nacional de Comitivas, a 2ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares e 1ª Etapa da Copa Brasil de Asininos, sendo estes dois últimos chancelados pela Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJPêga).

A primeira edição realizada no ano passado foi um grande sucesso, quando foram recebidas mais de 100 comitivas de várias regiões do país. A abertura do evento se dará no espaço da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no Parque de Exposições Agropecuário de Goiânia, à Rua 250, St. Leste, Vila Nova, Goiânia, GO, e a expectativa dos organizadores é de que esteja completamente tomado pelos apaixonados por muares e jumentos e também pelo público. Além dos mais belos exemplares desses animais, quem marcar presença ao grande evento poderá apreciar de perto a cultura tropeira, comida típica e muita música.

Chamada para o 2º Encontro Nacional de Comitivas

O Encontro Nacional de Comitivas busca reunir famílias muladeiras e preservar as tradições e práticas associadas ao uso dos muares em uma autêntica celebração dos costumes, tradições e cultura de um ciclo que foi fundamental para o desenvolvimento do Brasil: o tropeirismo. Esse modo de vida, ao longo dos anos, se firmou como uma parte fundamental da cultura rural brasileira. O evento reúne comitivas de muladeiros, contando com desfiles, competições, provas de habilidades, queima do alho, gastronomia do Brasil rural, festivais de música sertaneja, concursos e outras atividades relacionadas ao chamado “universo caipira”.

A organização do evento prevê a participação de mais de 5.000 pessoas diariamente, 1.200 asininos e muares e mais 100 comitivas de várias regiões do Brasil e até de outros países. Além de fortalecer a amizade, de unir as famílias muladeiras do país, cultuando suas raízes, o evento também é uma grande oportunidade de negócios, acesso a alta genética, acompanhada da gastronomia tropeira, sob os acordes de tradicionais modas de viola. Os organizadores reforçaram o time de apoio com mais de 200 colaboradores, tratadores, cozinheiros, entre outros profissionais. Eles garantirão a qualidade das apresentações e a organização das diversas atrações.

Mais 100 comitivas de várias regiões do Brasil e até de outros países participarão do evento
Mais 100 comitivas de várias regiões do Brasil e até de outros países participarão do evento
Chamada para o Concurso de Muladeiras

O muar, ao contrário do conceito que sempre lhe foi atribuído no passado, atualmente é considerado animal nobre, amigo fiel do homem com habilidades e muito inteligente. Além disso, aqueles que carregam uma genética mais apurada têm alto valor comercial. Para uso recreativo, lazer, é possível encontrar animais de R$ 1 mil e até R$ 500 mil quando destinado ao melhoramento da raça. No Brasil, entre registrados e não, acredita-se que existam mais de 50 mil burros e mulas.

A programação do encontro promete ser intensa e diversificada. Haverá desfiles de comitivas, competições de habilidades com os animais e atividades que evidenciam a destreza e a harmonia entre os muladeiros e seus muares. A festa começará com a entrada dos animais e das comitivas e início dos julgamentos de jumentos montados e individuais. As competições também serão intensas nas pistas do Parque de Exposições, com recorde de 200 animais inscritos. A 2ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares e a 1ª Etapa da Copa Brasil de Asininos consistem em provas oficiais de asininos, campeonatos de Asininos e Asininos Montados. Provas oficiais de muares (Marcha e Morfologia), abrangendo as categorias: Burro Júnior, Jovem, Adulto e Diagonalizado; Mula Júnior, Jovem, Adulta e Diagonizada; Marcha Picada Júnior e Adulto(a).

Queima do alho
Um festival de gastronomia tradicional
Um festival de gastronomia tradicional

Além disso, o leilão terá aproximadamente 70 animais com potencial de reprodução e pista. O público poderá apreciar além dos mais belos burros, mulas e jumentos, música sertaneja raiz e roda de viola. Entre as atrações mais aguardadas está a tradicional Queima do Alho, que contará com um concurso gastronômico onde participantes de diferentes estados irão disputar para mostrar as melhores receitas típicas. Não faltarão os concursos da muladeira e de truco, com premiações em dinheiro aos participantes, além de troféus e até homenagens a destacados criadores de jumentos e muares. O Concurso da Muladeira pretende celebrar as mulheres envolvidas na cultura muladeira, reconhecendo suas habilidades e contribuições para a preservação desse legado.

As muladeiras interessadas em participar ou acompanhar as atividades podem realizar as inscrições CLICANDO AQUI. Garanta seu ingresso CLICANDO AQUI.

Leia também: