Produto que atrai abelhas pode ajudar nos cultivos de maçã, melão e tomate com aplicação por pulverização feita alguns dias antes da floração
A população de abelhas é um dos fatores determinantes para o desempenho produtivo agrícola. Elas participam na polinização de 85% das plantas de importância para a alimentação humana. Praticamente um terço da produção agrícola mundial depende deste “serviço prestado” pelas milhares de espécies de abelhas espalhadas pelo mundo.
Sem abelhas, o mundo passará fome!
Dados da Embrapa apontam que as abelhas são responsáveis pela polinização de 75% das plantações de alimentos, 90% das espécies de flores silvestres e 90% das plantas frutíferas.
Levando em consideração a participação incrível destes insetos na produção agrícola, pesquisadores da ICBpharma (Polônia) desenvolveram um atrativo de abelhas polinizadoras, que já é distribuído no Brasil, o Biopolin.
Os distribuidores indicam, neste primeiro momento, a utilização em frutíferas e vegetais, como maçã, morango, melão, café, tomate, melancia e abóbora.
Como aplicar?
A aplicação é realizada por pulverização e deve ser feita alguns dias antes da floração. Preferencialmente pela manhã ou durante climas amenos.
O produto é microencapsulado e age por duas semanas, liberando os ativos de maneira prolongada. Deve ser reaplicado apenas em caso de floração estendida ou chuva forte no período.
Como age o produto?
O produto é uma mistura de óleos essenciais e aditivos orgânicos, que visa aumentar a visitação e permanência dos polinizadores. Uma das consequências do uso do produto é o “cercamento biológico”, que mantém as abelhas na área de cultivo. Segundo pesquisadores, uma vez atraídas, elas não se distanciam.
O produto atua na atração tanto de abelhas africanizadas (Apis mellifera) quanto das inúmeras espécies de abelhas nativas sem ferrão.
Resultados demonstram a importância das abelhas
Além dos aumentos de 25% no rendimento do pomar (frutificação) e de 27% no peso dos frutos, os pesquisadores identificaram um aumento impressionante de 40% no número de sementes.
Outro aspecto relatado nas pesquisas é que os frutos são mais densos, formados com mais fibras, oferecendo maior resistência para armazenamento e transporte.
Ou seja, atrair abelhas e se beneficiar de sua presença é mais do que simplesmente demonstrar respeito à natureza, é preocupar-se com a espécie humana e sua longevidade. Para quem pensa de forma mais prática, é garantir aumento de produtividade e rentabilidade.
Já pensou em manter um apiário nos arredores de suas lavouras? Pode ser uma forma bastante interessante de, inclusive, gerar renda extra com o que as abelhas produzem e você estará ajudando seu negócio principal a crescer.