Marca gaúcha Prosperato, considerada uma das melhores do mundo, foi destaque no Athena IOOC conquistando 12 medalhas
O azeite brasileiro continua se destacando em competições internacionais ao redor do mundo. Neste ano, a Prosperato, do Rio Grande do Sul, conquistou 12 medalhas no concurso Athena International Olive Oil Competition (Athena IOOC) 2024, feito inédito para o setor nacional.
A empresa também foi a maior premiada desta edição do concurso, que reuniu produtores de mais de 20 países. Sugerida para ser harmonizado com carnes vermelhas, massas e sanduíches, a versão com pimenta jalapeño recebeu medalha de ouro duplo e foi eleita como a melhor entre as condimentadas.
A marca ainda ganhou cinco medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze com outros produtos do catálogo. Confira a lista completa:
- Medalha de Ouro Duplo: Prosperato Condimentado de Pimenta Jalapeño
- Melhor Condimentado do Concurso: Prosperato Condimentado de Pimenta Jalapeño
- Medalha de Ouro: Prosperato Exclusivo Frantoio
- Medalha de Ouro: Prosperato Exclusivo Picual
- Medalha de Ouro: Prosperato Exclusivo Coratina
- Medalha de Ouro: Prosperato Origens: Campanha Gaúcha
- Medalha de Ouro: Prosperato Condimentado de Limão Siciliano
- Medalha de Prata: Prosperato Exclusivo Galega
- Medalha de Prata: Prosperato Premium Blend
- Medalha de Prata: Prosperato Exclusivo Ascolana Tenera
- Medalha de Prata: Prosperato Exclusivo Koroneiki
- Medalha de Bronze: Prosperato Condimentado de Manjericão Italiano
Em nota, Rafael Marchetti, diretor e mestre de lagar da Prosperato, comemorou a conquista. “Mesmo em um ano difícil, trabalhamos muito para manter a alta qualidade de nossos azeites. Temos orgulho de ser a primeira marca brasileira a alcançar um feito tão significativo em um dos concursos mais renomados de toda a Europa”.
A Prosperato lidera há oito anos o ranking dos melhores azeites do Brasil, com 95 pontos no Flos Olei 2024, guia de azeites mais importante do mundo, considerado o “Oscar” do setor. Em 2023, a marca também foi considerada a melhor do Hemisfério Sul e ficou na 22° posição do EVOO World Ranking.
Uma das características que chama atenção na marca gaúcha, que completou dez anos de atividade em 2023, é o seu envolvimento em toda a cadeia produtiva da oliva, desde a produção das mudas, plantio, extração, envase e até o varejo próprio. Seus olivais somam 220 hectares e estão localizados na campanha gaúcha, em Caçapava do Sul e São Sepé, e na região da costa doce do Rio Grande do Sul, em Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul.