APICULTURA -  Como montar um apiário

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasLeilões

Bagé sedia a 15ª edição da Agrovino

Criadores expondo seus animais na pista

Durante o evento, serão realizados quatro leilões de prestigiadas cabanhas além do rematão com mais de mil animais.

O município de Bagé (RS) está se mobilizando para receber criadores de todo o sul do país e também do Uruguai e Argentina para a 15ª edição da Agrovino.

O evento, realizado pela Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco) e Associação e Sindicato Rural de Bagé, será realizado de 10 a 14 de janeiro de 2023 no parque da rural. O objetivo dos promotores é de pelo menos alcançar o faturamento da última feira, que foi de R$ 1,67 milhão.

De acordo com o presidente da Abaco, Gustavo Velloso, esta edição traz aos promotores uma responsabilidade muito grande em função do crescimento que todas as edições anteriores vem marcando. O evento contará com criadores do Paraná, Santa Catarina e vários pontos do Rio Grande do Sul além de representação internacional com jurados argentinos e criadores uruguaios.

A Agrovino já é considerada uma das principais feiras do setor da ovinocultura do Rio Grande do Sul e do Brasil e a alta procura já dá uma noção da proporção que o evento vem tomando.

Ovinos na pista de exposição

Durante o evento, serão realizados quatro leilões de prestigiadas cabanhas além do rematão da Agrovino, com mais de mil animais de diferentes raças inscritos para o remate. O evento contará com palestras técnicas. Na noite da quarta-feira, 11 de janeiro, um painel técnico vai debater, a partir das 19h, os cenários e tendências desta cadeia, intitulado “Oportunidades e perspectivas para a cadeia da carne ovina”. A analista Agropecuária e Florestal da Secretaria da Agricultura, Sabrina Milano Vaz, vai falar sobre “A cadeia produtiva da carne ovina no Rio Grande do Sul”, seguida da professora associada da Universidade Federal do Pampa, Gladis Ferreira Correa, que abordará a “Rota do Cordeiro no Pampa, oportunidades e desafios”. Na sequência será a vez do tema “Pesquisas para agregação de valor à carne ovina”, com a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Élen Silveira Nalério. Finalizando o painel, será a vez do Médico Veterinário e Sócio Proprietário da Celebra Gourmet, Felipe Ignácio Vogt, que destacará o “Caso de sucesso na cadeia da carne ovina da Celebra Gourmet”. O painel será mediado pelo presidente da Abaco, Gustavo Velloso. Segundo o dirigente, o debate é importante para levar e estimular as diferentes formas de como a carne ovina pode ser consumida, sendo de fundamental importância aproveitar um evento como a Agrovino para valorizar e estimular o consumo de diferentes formas, tanto no churrasco como pelas donas de casa, desta carne de excelente qualidade, com sabor, maciez e muito nutritiva.

Ovinos

A Emater promoverá na sexta-feira, 13 de janeiro, um concurso de culinária ovina. No último dia do evento, no sábado, 14 de janeiro, o destaque fica por conta do Concurso de Assado de Carne Ovina. A Abaco destaca a realização do concurso, que visa fomentar o consumo de carne ovina, com churrasqueiros que vão representar as diversas raças. O intuito não é realizar uma disputa, mas sim proporcionar a quem estiver circulando pelo parque a oportunidade de degustar a carne de várias raças ovinas.

A 15ª edição da Agrovino conta com o apoio da Emater/RS, Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), Embrapa e Prefeitura Municipal de Bagé além do patrocínio de Banrisul, Senar/RS, Sicredi, Secretaria Estadual da Agricultura e Governo do Estado, por meio do Fundovinos.

Leia também: