Destine um espaço para o armazenamento de medicamentos e correspondentes com a finalidade de fornecer apoio aos tratamentos realizados nos animais
Trecho retirado de um livro de História do Brasil:
(…) os proprietários rurais sobreviviam de uma atividade amadora, sem uma gestão competente e os aspectos produtivos e de financiamento eram indicação, assistência e conhecimentos técnicos, sem a utilização de técnicas e sistemas de produção e, portanto, as propriedades rurais apresentavam baixa eficiência produtiva (…)
É realmente parece coisa de livro de história. Mas não é! Esta ainda é uma dura e cruel realidade do agronegócio no país. Pelo menos de grande parte dele.
A produção animal moderna e tecnificada, ainda muito incipiente, se restringe a agentes que enxergam estes fatores como primordiais para sua sobrevivência. Produção de leite e carne de alta qualidade, com segurança, com baixos níveis de contaminação microbiológica, com manutenção de um alto padrão sanitário do rebanho, com investimento em genética e principalmente com a adoção de ferramentas de gestão agropecuária estão presentes nos grandes players do agronegócio brasileiro.
Não há mais lugar para ineficiência e amadorismo. Os custos de produção aumentaram de forma aterrorizante e os produtores são obrigados a investirem em tecnologia para produzir.
Mas como ficam os pequenos e médios?
Instituições de pesquisa, como a Embrapa, têm trabalhado incessantemente para inovar e disponibilizar tecnologias de baixo custo para que TODOS possam enfrentar as demandas do mercado consumidor.
Um rebanho sadio e produtivo requer práticas de manejo sanitário, que vem a ser um conjunto de procedimentos com o objetivo de proporcionar ótimas condições de saúde aos animais, buscando evitar, eliminar, ou reduzir a incidência de doenças no rebanho.
O retorno econômico dos produtores depende diretamente da saúde dos animais. Tratar e prevenir as enfermidades no rebanho evita-se o desperdício e os gastos desnecessários.
Farmácia na Fazenda
Destine um espaço para o armazenamento de medicamentos e correspondentes com a finalidade de fornecer apoio aos tratamentos realizados nos animais buscando uma melhor eficiência nos procedimentos a serem realizados.
O que fazer?
- Manter na propriedade rural produtos e medicamentos veterinários em estoques para tratamentos curativos das doenças nos animais;
- De quais materiais estamos falando? Vacinas, materiais de usos hospitalares (algodão, gaze, curativos, agulhas, álcool, iodo);
- Possuir equipamentos e utensílios de uso geral. Geladeira, frascos de produtos para curativos, tesouras, seringas, agulhas, etc.;
- Produtos para prevenção e controle das enfermidades.
O produtor deve evitar desperdícios e estará atento a medicamentos vencidos, descartando-os imediatamente quando detectados.
Medicamentos veterinários são responsáveis (juntos com a ração) na composição dos custos do produto, portanto, atenção especial no seu planejamento e controle é fundamental para alcançar uma rentabilidade sustentável.
Vale salientar que o uso de medicamentos veterinários obedece a critérios técnico-científicos na aplicação nos animais, de importância na observação dos resultados dos tratamentos, sendo eles profiláticos e curativos, devendo seguir a orientação do profissional habilitado: o Médico Veterinário.