Em São José da Mata, voluntários instalam bibliotecas em sítios e beneficiam cerca de 50 famílias
Um grupo de jovens em parceria com a Associação de Trabalhadores Rurais arrecadaram mais de 500 livros didáticos, paradidáticos e de literatura e os próprios produtores rurais cederam espaços em suas propriedades.
A comunidade já conta com duas bibliotecas rurais e a ideia é ampliar essa quantidade de pontos de apoio para as crianças, os jovens e os adultos do local.
Os próprios moradores são voluntários e se dividem para fazer a organização e manutenção dos espaços. Nesse período da pandemia, o acesso às bibliotecas está proibido e a iniciativa caiu com uma luva. Segundo os voluntários, diversos frequentadores levam alguns livros para suportar o isolamento com um pouco de leitura.
Plantar o hábito da leitura é tão importante quanto qualquer outra que o produtor rural possa realizar. Na leitura e na cultura que ela proporciona se construirá uma população rural mais responsável, inovadora e participativa. Além disso, poder realizar mudanças de paradigmas decisivos para a manutenção de nossa juventude rural em suas próprias regiões, pois ela poderá compreender a importância do agronegócio para a sociedade do futuro.