APICULTURA -  Como montar um apiário

AgriculturaCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Biochar ganha certificado para remover CO2

Unidade da NetZero

A NetZero, green tech franco-brasileira, certificou sua fábrica de biochar em Brejetuba (ES), alinhando-se ao padrão Puro Standard, referência mundial para remoção de carbono de alta permanência. A unidade de Brejetuba, com capacidade para produzir 4 mil toneladas de biochar por ano, pode remover cerca de 6 mil toneladas de CO2 equivalente da atmosfera. Essa conquista coloca a fábrica no mesmo nível da unidade de Lajinha (MG), primeira no Brasil a ser certificada.

O processo de certificação da NetZero garante a rastreabilidade dos fluxos de carbono, permitindo a emissão de créditos de carbono de alta qualidade, que já foram comprados por grandes empresas. Esses créditos financiam iniciativas de remoção de carbono para neutralizar emissões inevitáveis.

O biochar capta CO2 e se transforma em fertilizante e condicionador do solo
O biochar capta CO2 e se transforma em fertilizante e condicionador do solo

O biochar é o resultado de um processo em que a biomassa é submetida a altas temperaturas, sem oxigênio, e solidifica o carbono. O material contribui para o sequestro do gás poluente da atmosfera e ajuda a reduzir o uso de fertilizantes químicos. O produto, extraído de resíduos agrícolas, é uma tecnologia eficiente e estável para armazenar carbono no solo por milhares de anos, reconhecida pelo IPCC. O modelo não só combate as mudanças climáticas, mas também oferece benefícios agrícolas e sociais em áreas rurais de países em desenvolvimento. Em quatro anos de existência, a empresa construiu, operou e obteve certificação com sucesso para três fábricas de biochar de nível industrial, em dois continentes – América Latina e África, confirmando a posição de liderança na implantação de biochar, com um modelo altamente escalável.

Leia também: