
Série documental com 80 vídeos já prontos é produzida por pesquisadores e estudantes e pode ser conferida no YouTube e no Instagram
O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo (USP), localizado em São Sebastião, SP, disponibilizou em seu canal do YouTube uma série documental sobre a biodiversidade marinha, composta por vídeos curtos. Intitulada “Brasil Debaixo d’Água – 30 segundos por dia”, a série conta com dois episódios semanais e é voltada para o público geral. Cada episódio apresenta uma espécie marinha diferente.
Situado em meio ao verde da floresta tropical e do azul-esmeralda do oceano no litoral norte do estado de São Paulo, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) está comemorando 70 anos de existência. A série foi lançada para celebrar a data.

Baleeiro (esquerda) e Jarobá (direita), São Sebastião, SP
O principal objetivo é compartilhar as maravilhas da vida marinha da costa brasileira, despertando a curiosidade e o fascínio pelos animais marinhos, além de reforçar a importância e a necessidade de atenção ambiental. O litoral do Brasil abriga uma biodiversidade riquíssima, mas grande parte ainda é desconhecida pelo público. Aproximar a sociedade desse universo pode contribuir para a conservação, pois só se protege aquilo que se conhece e valoriza. Cada vídeo apresenta uma espécie em seu habitat natural, destacando sua distribuição, tamanho, hábitos alimentares e características marcantes. Mais de 80 vídeos já estão prontos, abordando uma grande diversidade de peixes, várias espécies de corais brasileiros, além de lulas, tartarugas, águas-vivas, anêmonas e até tubarões.

tem ajudado a revelar a imensa diversidade da vida marinha
A iniciativa foi idealizada pelo professor Marcelo Visentini Kitahara, do CEBIMar-USP, que também atua como editor principal. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os vídeos são postados às terças e quintas-feiras, ao meio-dia, no Instagram do CEBIMar e no canal do YouTube.
Considerado como um dos centros de referência em pesquisas relacionadas à biologia marinha no mundo, o CEBIMar vem desenvolvendo projetos científicos de vanguarda e formando cientistas desde meados da década de 1950. O centro foi um dos primeiros no mergulho científico, que tem ajudado a revelar a imensa diversidade da vida marinha, em suas surpreendentes cores e formas.