As soluções biológicas no contexto do agronegócio fazem parte de uma abordagem integrativa que potencializa os sistemas de produção
Os recursos biológicos possibilitam o melhoramento e aumento dos processos de nutrição, incrementam a proteção da planta e reciclam o material orgânico, gerando benefícios para o desenvolvimento da lavoura.
Principais biossoluções
As soluções biológicas dentro do agronegócio estão divididas entre biodefensores e bioestimulantes, que podem atuar de forma isolada ou integrada entre si ou com elementos químicos.
Biodefensores
Atuam para evitar a infestação de pragas e de doenças nas plantas, estimulando as defesas vegetais a produzir camadas protetoras ou substâncias nocivas aos micro-organismos.
Bioestimulantes
Os bioestimulantes são muito mais do que um adubo orgânico. A composição deles é pensada para alcançar o potencial máximo de desenvolvimento vegetal.
O futuro das biossoluções
A sinergia entre soluções biológicas e sintéticas foi apontada como o futuro do agronegócio. Os bioinsumos devem ser usados em associação com as substâncias químicas para fortalecer a planta, melhorando a proteção e a produtividade da lavoura.