A última obra de arte do designer holandesa Daan Roosegaarde, um filme chamado GROW (Crescer, em português), é uma homenagem à beleza e à importância da agricultura
No escurinho do cinema, o espectador começa a perceber uma paisagem impressionante com ondas de luzes vermelha e azul sobre um campo enorme. Uma verdadeira dança praticada por pés de alho-poró ao bel prazer do vento.
GROW é inspirado em descobertas científicas que melhoram o crescimento e a resiliência das plantas e destaca a importância da inovação no sistema agrícola.
Mas como o “design de luz” pode ajudar plantas a crescerem?
O processo usa luzes que brilham verticalmente em 20.000 m2 de terras agrícolas com o cultivo do alho-poró (Allium porrum) e baseia-se nas tecnologias da fotobiologia que demonstraram que certas emissões de luz azul, vermelha e ultravioleta podem aumentar o crescimento das plantas e reduzir o uso de pesticidas em até 50%.
A artista afirma que a obra mostra “a paisagem dos sonhos e a beleza da luz e da sustentabilidade, não como uma utopia, mas como uma protopia (um estado melhor hoje do que ontem; um lugar favorável), melhorando passo a passo”.
O espetáculo de luzes ultravioletas noturnas tem a significativa função de ajudar a plantação a crescer!
Arte tecnológica que pode revolucionar a agricultura
Esta tecnologia pode revolucionar o cultivo em estufas ou em locais onde a luz do sol é escassa.
Arte, ciência e design por um mundo melhor
Além de criar uma gigantesca obra de arte natural, a obra destaca a importância da inovação nos sistemas agrícolas.
Assista ao trailer do filme:
Fonte: Studio Roosegaarde
Leia outros artigos do BlogCiência RuraltecTV clicando no LINK.