MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Turismo e Lazer

BlogFlora RuraltecTV – Jerivá

Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

Produtora de frutos carnosos e adocicados, de coloração amarela, agregados em volumosos cachos, os conhecidos “coquinhos”, são muito apreciados pelos animais silvestres, e em outros tempos eram consumidos pelos índios e muito úteis para a engorda de animais, tanto que era costume plantar fileiras destas palmeiras perto dos chiqueiros. Devido a suas pequenas raízes, pode ser plantado em locais com pequeno espaço de solo, e é muito indicado para a atração da avifauna, principalmente os psitacídeos.

JERIVÁ (Syagrus romanzoffiana)

Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

Ocorrência – sul da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul

Outros nomes – gerivá, coqueiro jerivá, jeribá, coqueiro, coco de catarro, coco catarro, coco babão, baba de boi, coco de cachorro, cheribão, coco de Santa Catarina, coqueiro de juvena, pindó, imburí de cachorro, patí.

Características – espécie com 7 a 15 m de altura, estipe liso, anelado, com 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas pesadas e grandes, pinadas, em número de 8 a 15, arqueadas, pinas dispostas em diferentes planos sobre a raque, pendentes, com 2 a 3 m de comprimento. Planta monóica. Inflorescências interfoliares em cacho de até 1,5 m de comprimento, bráctea peduncular lenhosa, profundamente frisada na parte externa de coloração creme. Frutos globosos ou ovóides, amarelos ou alaranjados, com 2 a 3 cm de comprimento, mesocarpo fibro-carnoso e adocicado.

Floração
Frutos (coquinhos)

Habitat – quase todas as formações florestais

Propagação – coco-semente

Sementes
Maracanãs se alimentando dos coquinhos de jerivá

Utilidade – os frutos proporcionam alimento farto para muitos pássaros, principalmente para os psitacídeos. De igual modo os frutos são comestíveis para o homem e são aproveitados na fabricação de sabão. As flores são muito visitadas por abelhas. As folhas têm 16% de proteína bruta, em algumas regiões constituem um ótimo alimento para cavalos, tendo sido outrora utilizada para cavalos de corrida, devido ao seu alto valor energético. Também são usadas em cestaria. Fornece também o palmito para alimentação humana. A madeira foi (ainda é) muito usada nas construções rurais como por exemplo o madeiramento de telhados. A palmeira é indicada para recomposição vegetal e paisagismo.

Florescimento – setembro a março

Frutificação – fevereiro a agosto

Leia outros artigos do BlogFlora RuraltecTV clicando no LINK.