As Festas Juninas são uma herança portuguesa, e a questão da fertilidade é a base das comemorações. Além disso, ganharam conotação religiosa e é preciso agradecer aos santos do mês – São João, São Pedro e Santo Antônio – pelas graças alcançadas e pela fartura na lavoura.
Mas principalmente, temos que agradecer a eles pelas iguarias que esta tradição nos presenteia a cada ano!
Bolo de milho, curau, maçã do amor, vinho quente, quentão, pamonha, cuscuz, queijadinha, polenta, salsichão, cocadas, pés de moleque e de moça, paçoca, bolo de fubá e arroz doce são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano.
Mas para este BlognaPanela, a gente deu a vez à canjica!
Canjica, jimbelê ou curau é uma iguaria típica da culinária brasileira. Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca.
Está preparado para fazer uma deliciosa canjica? Vamos em frente?
Ingredientes
- 500 gramas de milho para canjica
- Meia xícara de chá de açúcar
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 500 ml de leite de coco
- Coco ralado a gosto
- Cravo e canela em pau a gosto
Modo de Preparo
- Deixe a canjica de molho por quatro horas. Depois desse tempo, escorra a água e coloque-a numa panela de pressão, cubra totalmente com água e deixe quatro dedos acima da canjica.
- Adicione o cravo, a canela em pau e o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe por 30 minutos após pegar pressão.
- Apague o fogo, retire a pressão, adicione o leite, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. Ferva em fogo baixo até reduzir o líquido pela metade e a canjica ficar cremosa (cerca de 10 minutos). Apague o fogo e sirva.
O balão vai subindo, vem caindo a garoa, o céu é tão lindo e a canjica é tão boa! Hehehe gostinho de canjica é gostinho de Festa Junina! Curta com a família e aproveite esta receita maravilhosa.
Leia outros artigos do BlognaPanela RuraltecTV clicando no LINK.