Produzir em maiores quantidades e com qualidade cada vez melhor e com sustentabilidade! Estes são desafios para o mercado em geral, mas especialmente para o agronegócio. E isto exige do setor de pesquisas um empenho bem maior e assertivo.
Um dos maiores desafios do agro e das pesquisas relacionadas a ele é aumentar a produção pelo incremento do rendimento e não da expansão de área cultivada. Para isso, as tecnologias e as inovações têm que invadir as porteiras! E mais: têm que sair pelas porteiras com novos procedimentos e responsabilidades.
Plantio Direto, a possibilidade da criação de plantas e animais adaptados para serem produzidos em todo o Brasil, técnicas de agricultura de baixo carbono como a Fixação Biológica de Nitrogênio, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, o cultivo em duas ou três safras na mesma área… Estes são apenas alguns exemplos de técnicas e inovações que foram desenvolvidas em nosso território para problemas específicas de nossos produtores.
O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de soja, café, açúcar, carnes (bovina, suína e de frango), leite, celulose/papel, citros, milho, algodão, fumo, hortaliças e frutas.