É um gato híbrido, possui uma personalidade forte, teimoso, mas também sabe obedecer. Dessa forma, possui reflexos rápidos e pode participar de treinamentos para fazer truques e até passear na rua com coleira.
Ficha do Bengal
Comportamento
Equilíbrio é o termo que define o temperamento do Bengal. O felino dessa raça se mantém com dinamismo e instinto de caça acima da média quando comparado a outros gatos domésticos, sendo, portanto, um gato ativo que gosta de se exercitar. O Bengal também apresenta uma forte atração pela água, característica que vem do Gato-Leopardo que é um bom pescador.
Pelagem curta e fina, sendo espessa e suave ao toque. Os padrões esperados para a raça são malhado, com cor de base preferencialmente laranja, manchas que podem ser negras, chocolate ou canela, com extremidade da causa se apresentando negra; marmoreado, com marcas que lembram asas de borboleta nos ombros e conchas de ostras nos flancos. Já as cores da pelagem se apresentam em diversas variedades, sendo que a principal pode ser laranja, marfim, ouro ou creme enquanto as manchas podem ser canela, preto ou chocolate. As patas posteriores do gato da raça Bengal são ligeiramente mais longas do que as anteriores. A cauda é de comprimento médio, sendo grossa, se afilando em direção da ponta arredondada. A raça só atinge a maturidade completa por volta dos dois anos.
Saúde
O primeiro gato de bengala surgiu no sul da Ásia, em 1963. Com o passar do tempo, devido a sua popularidade, a raça foi registrada em 1985. Portanto, o bengal é uma raça oficializada recentemente.
2. Características físicas
Já que é um misto de animal selvagem e doméstico, o Bengal possui o corpo musculoso e atlético. Suas pernas são fortes e longas, maiores que um gato doméstico médio.
Os olhos do felino são amarelo-âmbar alongados e, ademais, eles possuem uma cabeça larga e arredondada. Normalmente, um gato de bengala adulto chega a pesar mais de 9 kg.
Sendo assim, manter uma boa alimentação com alimentos secos e úmidos de qualidade é muito importante. Além da saúde como um todo, a dieta também influencia no brilho de sua pelagem.
Por incrível que pareça, a venda do gato de bengala é proibida nos Estados Unidos. A justificativa é que o animal não faz parte da Associação dos Criadores de Gato (CFA), já que ele possui sangue e origem selvagem.
4. Precisam de espaço e vida ao ar livre
Devido ao seu porte atlético, os gatos Bengal precisam de espaço para se exercitar. Eles gostam de correr, brincar e escalar. Por isso, é preciso ter uma área sempre disponível para o bichano.
5. São bons nadadores
Por fim, pode parecer brincadeira, mas esses gatos adoram água e sabem nadar. Essa é uma característica herdada dos leopardos, já que são nadadores naturais capazes de nadar centenas de metros.