Victoria, na Austrália, pretende reivindicar o direito de se gabar como o lar da primeira fazenda leiteira neutra em carbono do mundo
Não é segredo que a mudança climática se tornou um dos temas mais discutidos na atualidade e a indústria global de lácteos se concentrou nessa preocupação com vários países prometendo se tornarem neutros em carbono nas próximas décadas. Ser neutro em carbono é uma tendência ambiental de rápido crescimento em todo o mundo.
O principal e inovador projeto modelo em laticínios é a Ellinbank SmartFarm na Austrália, uma fazenda de pesquisas do governo financiada pelos contribuintes com 500 vacas e 231 hectares.
Tecnologias inovadoras estão sendo desenvolvidas em um ambiente de pesquisa e sendo apresentadas de forma acessível, para mostrar o caminho à indústria de laticínios.
Uso da água também é uma preocupação
Exemplificando essa preocupação planetária com as mudanças climáticas, o Innovation Center for US Dairy divulgou a “Net Zero Initiative” no ano passado na esperança de levar a indústria a atingir a neutralidade de carbono, otimizar o uso da água e melhorar a qualidade da água até 2050. Da mesma forma, o Meat and Livestock Australia, que inclui a indústria de laticínios, estabeleceu como uma de suas metas se tornar neutra em carbono até 2030 para atender às expectativas do consumidor e da comunidade.
Recentemente, a Austrália foi atingida por secas intensas e calor extremo, impulsionando a busca pela sustentabilidade na agricultura. Em resposta, uma pesquisa do governo em Victoria foi conduzida para ajudar a construir a Ellinbank Smartfarm, a primeira fazenda leiteira neutra em carbono do mundo, de acordo com o Farm Online National.
Eficiência energética
A fazenda também abrigará em breve o programa de Demonstração e Educação de Energia Agrícola, que está sendo apoiado por meio do Plano de Investimento em Energia Agrícola – um investimento de US $ 30 milhões do governo de Victoria que ajuda os agricultores a reduzirem seus custos e serem mais eficientes em energia.
A Ellinbank Smartfarm foi financiada por meio da Estratégia Agrícola de US$ 115 milhões do governo, que visa posicionar Victoria como líder em agricultura de baixas emissões e aumentar a adoção da nova tecnologia, eficaz e adequada para o propósito.
Ainda este ano, a fazenda será aberta a visitantes para que os produtores possam testemunhar a tecnologia inovadora e sustentável em ação. Essas tecnologias a serem testadas e demonstradas na fazenda incluem painéis solares montados no telhado e armazenamento de bateria, turbinas eólicas, hidrelétricas, gerenciamento de temperatura em laticínios e o uso de resíduos para energia.
Embora ainda haja um longo caminho a percorrer na corrida para se tornar neutro em carbono, esta nova fazenda leiteira australiana visa atingir seu objetivo reduzindo as emissões de metano, melhorando a gestão de fertilizantes e estrume e gerando eletricidade por meio de várias alternativas, incluindo solar, eólica, hidro e biodigestão.
Fonte: Dairy News Australia
Leia também:
Leia outras artigos no BlogSustentabilidade!
Todos os dias, com 5 minutos de leitura, você fica por dentro das mais importantes notícias do mundo do AGRO! Pílulas do Agro RuraltecTV!