Ícone do site AGRONEGÓCIO

BlogTec RuraltecTV – 5G impulsionará demais tecnologias no agronegócio

Big data, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) abrirão um novo universo de possibilidades com a chegada do 5G

Desde grandes corporações a pequenos restaurantes, livrarias, lojas em geral, bancas de jornais…Todos os negócios – de que porte sejam – vêm se tornando digitais da noite para o dia!

No agronegócio não é diferente. Apesar de não ter experimentado um momento tão disruptivo, também não deixou de ser afetado e é visto como um setor arrojado e adepto da tecnologia e da inovação.

Não é à toa que estamos, há anos, entre os principais produtores e exportadores do mundo.

Coleta de dados, agricultura de precisão, drones, geolocalização já são conceitos e métodos disseminados no campo, com objetivo de controlar umidade e nutrientes do solo, monitorar e gerenciar toda a cadeia produtiva em tempo real, acompanhar a temperatura e a movimentação dos animais por meio de tags, detectar anormalidades, “dissecar” territórios, identificar pragas, otimizar o uso dos insumos, aumentar a produtividade e minimizar impactos ambientais, entre outras ações.

E ainda há muitas outras soluções desenvolvidas para o campo que não estão relacionadas à produção: elas envolvem também a logística e a comercialização.

Um dos avanços digitais de maior destaque nos últimos meses foi o crescimento das vendas online (e-commerce), com destaque para os marketplaces, que passaram a oferecer mais insumos e equipamentos de pequeno porte. Sem as tradicionais feiras agropecuárias – devido à pandemia –, os fabricantes de máquinas disponibilizaram plataformas digitais (aplicativos e sites) para seus públicos terem acesso aos lançamentos e também tirar dúvidas ou ainda fechar um negócio!!

5G, a nova geração da tecnologia móvel

Boa parte das novas soluções tecnológicas para o campo foram criadas por agtechs, as startups focadas no agronegócio. O Brasil tem mais de 1.000 delas, que oferecem uma variedade incrível de produtos e serviços inovadores.

E estas tecnologias e inovações vão ganhar proporções bem maiores com o 5G, pois elas estarão à disposição de mais e mais produtores em todo o território nacional!

O uso da tecnologia ainda é um entrave significativo devido à baixa ou até mesmo a ausência de conectividade em grande parte das propriedades rurais. Cerca de 70% das propriedades rurais do país não possuem nenhum tipo de conexão com a internet.

Espera-se que o 5G amplie o acesso a estas tecnologias, viabilizando e agilizando investimentos. A partir de uma conexão de qualidade, produtores, fabricantes e comerciantes poderão integrar plataformas de troca direta, privada e segura de tráfego de internet para suportar transações digitais, analisar grandes volumes de dados gerados em diversas fontes e obter insights operacionais mais rápidos e assertivos.

O resultado é mais produtividade, novas e excepcionais experiências para os clientes, e a consolidação do caráter inovador do agronegócio brasileiro.

Conheça os outros artigos do BlogTec RuraltecTV clicando no LINK.

Sair da versão mobile