Além do sabor, a competição exigia que as empresas inscritas usassem cacau de origem e mantivessem boa relação com os produtores do fruto
Duas marcas de chocolate brasileiras foram premiadas com medalhas de ouro no Chocolate Alliance Global Awards, um dos concursos mais importantes do setor, sediado nos Estados Unidos, que avalia a qualidade do doce desde 2008. Além do sabor, a competição internacional exigia no regulamento que as empresas inscritas usassem cacau de origem, além de manter boa relação com os produtores do fruto.
As empresas Mission e a Nugali, de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente, ficaram em primeiro lugar na categoria “combinação com outros ingredientes”. O destaque da paulistana foi o “Chocottone”, uma barra de chocolate ao leite com panetone produzida, geralmente, próximo ao Natal. Além deste produto, a marca ainda conquistou bronze com o “Serra da Canastra”, que mistura chocolate com leite e queijo 100% brasileiro.
A Nugali, que já acumula outras premiações em concursos internacionais, como o International Chocolate Awards Americas, apresentou o Nugali Cacau em Flor com Crocante de Cupuaçu nesta edição. O tablete possui 63% de cacau na composição, rico em sabores e aromas frutados e notas de banana, cítricas e outras frutas tropicais.
A japonesa Chocolatier Palet D’or Ginza e as americanas Goodnow Farms Chocolate, Honoka’a Chocolateve e Kesshō também foram destaques na categoria.