MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Agricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Cadeia produtiva leiteira tenta identificar necessidades do setor

Retireiro ordenhando vaca manualmente no estábulo

A avaliação é de que o setor precisa de uma melhor organização para aumentar sua competitividade e para que o produtor possa ter previsibilidade e acesso à tecnologia

Na visão de alguns representantes, o segmento poderia ter instrumentos financeiros semelhantes aos existentes na cadeia produtiva de grãos e o governo poderia se utilizar dos leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para estimular a movimentação dos produtos pelo país em período de safra e entressafra. 

Papel do governo

Há os que defendem uma mudança na política de preços mínimos e “de segurança” para o setor. Destacam ainda que o governo encontre mecanismos de financiamento para o produtor, a taxas mais baixas. Também desejam que este setor seja visto como atividade essencial. Atualmente, há 1,2 milhão de propriedades rurais produzindo leite no Brasil. De outro lado, cabe aos produtores de leite do Brasil melhorarem seus indicadores de produtividade.

Vaca sendo ordenhada por ordenhadeira mecânica

Uma das principais necessidades destacadas pelas lideranças da cadeia produtiva do leite é a de capital de giro. Problemas que interferem neste sentido são: o produtor não tem controle sobre o preço de venda para o laticínio; entre o momento da entrega e do pagamento pelo produto, leva de 30 a 40 dias. Isso acaba afetando o planejamento do negócio.

Leia também: