O período após a colheita é basicamente de recuperação e fortalecimento e os produtores devem estar atentos às ações necessárias para a próxima safra
Ou seja, mais uma vez tudo se resume a planejamento e o sucesso da próxima safra começa agora. O inverno exige que os cafeicultores redobrem ainda mais os cuidados.
No cafezal é duramente atingido pelas geadas que promovem o congelamento da água contida no tecido vegetal da planta e consequente rompimento da parede celular, causando em alguns casos, até mesmo a morte parcial ou total da planta.
Reposição e adição de micronutrientes
A correta nutrição das plantas prepara as plantas para a próxima safra e auxilia-as a manter-se saudáveis nos meses mais frios.
A presença de nutrientes como Fósforo, Nitrogênio, Potássio, Magnésio e aminoácidos, e a correta disponibilidade hídrica fazem com que as plantas não sofram tanto neste período de adversidade e de estresse pós-colheita no inverno.
Diversos insumos e tecnologias têm em sua composição agentes de alteração do turgor celular e fornecimento otimizado de nutrientes que interferem diretamente no ponto de congelamento da água, permitindo assim que as culturas suportem o frio sem que danos severos aconteçam.
Os cafeicultores podem encontrar no mercado fertilizantes contendo agentes orgânicos de osmorregulação criados para favorecer o metabolismo vegetal na manutenção do potencial hídrico celular.
Fique atento. Garanta sua próxima safra, começando a se preocupar agora!