APICULTURA -  Como montar um apiário

AgriculturaAssociativismo e CooperativismoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Café – Secagem de grãos em menos de 24 horas

Cafeicultor com grãos de café secos

Uma das principais atrações da Semana Internacional do Café – SIC, que está acontecendo esta semana em Belo Horizonte (MG), é a tecnologia inovadora, totalmente nacional, projetada para secar grãos de café em menos de 24 horas. A novidade foi apresentada no evento, uma das maiores feiras do mundo do setor cafeeiro.

A Dryeration, empresa sediada no Rio Grande do Sul com uma divisão comercial na América Central, apresentou o Coffee Dryer, uma tecnologia desenvolvida para realizar todo o processo de secagem do café nesse curto período, preservando a qualidade original dos grãos colhidos. Além disso, o secador permite que a área de contato com o fruto seja semelhante a um “terreiro” e inicia a injeção de volume de ar, o qual vai passando pelo café, que está estático dentro do secador, fazendo com que o fluxo passe em todas as partes e seque toda a massa com homogeneidade.

Release do equipamento

Com mais de 42 anos de atuação no mercado nacional, a Dryeration é a detentora da nova tecnologia e pioneira no desenvolvimento de inovações tecnológicas para secagem de grãos, cereais, oleaginosas e sementes.

A inovação chega ao mercado como um novo conceito e velocidade, reduzindo o tempo de secagem e eliminando muitos problemas na secagem, como chuva, infestação de insetos e queima de matéria seca. Além de permitir uma secagem uniforme, a agilidade com que o secador Coffee Dryer retira a umidade dos grãos e a leva para fora do secador, proporciona com a mesma rapidez a preservação da qualidade dos grãos. Cada equipamento tem capacidade para 20 mil litros/dia – em torno de 14 toneladas.

O Coffee Dryer

Outro avanço no pós-colheita do café é o equipamento entregar ao cafeicultor grãos que tanto podem ser industrializados como também podem ser plantados, como sementes, dependendo da opção do produtor, com todo vigor e matéria seca e sem perder poder de germinação. Isso representa uma mudança significativa em relação ao tratamento delicado atual, que envolve etapas como despolpa, lavagem, fermentação e secagem, geralmente realizada em terreiros suspensos. A tecnologia permite que os produtores coloquem o café diretamente do campo para o secador, economizando várias etapas de trabalho, mantendo a qualidade do grão tal como estava no pé, sem perda de matéria seca ou vigor.

Leia também: