APICULTURA -  Como montar um apiário

Café Iemenia (Yemenia) das montanhas do Yemen, traduzindo como "a mãe iemenita" - Secador de café com as montanhas ao fundo

Um novo grupo genético da espécie do café arábica (Coffea arabica) com grande potencial de qualidade foi desenvolvido no Iêmen. Chama-se Iemenia (Yemenia), que pode ser traduzido como “a mãe iemenita”

A empresa de café do Iêmen, Qima Coffee, acredita que é a descoberta mais significativa no café arábica desde as descobertas seculares do Typica/Bourbon e dos SLs, os principais grupos arábica que deram origem a todas as outras variedades e cultivares de arábica do mundo.
 
Em parceria com a empresa RD2 Vision, do geneticista mundial de café Christophe Montagnon, a Qima empreendeu um projeto de pesquisa de vários anos envolvendo a impressão digital genética de 137 amostras de arábica cobrindo 25.000 quilômetros quadrados.

Yemenia - o futuro do Coffea arabica

Ao encontrar muitas das variedades de arábica cultivadas no mundo presentes no Iêmen, a pesquisa revelou “um grupo inteiramente novo de genética”, de acordo com os pesquisadores.
 
Pela primeira vez, os cafés identificados como Yemenia estão indo para um leilão público por meio do segundo leilão de “coleção privada” da ACE, que é totalmente focado em cafés iemenitas adquiridos através da Qima. No ano passado, os preços dos lotes com melhor pontuação se aproximaram dos notáveis US $ 200 por libra.

Leia também: