
Evento em Araguari reúne especialistas para discutir inovação, gestão e impactos climáticos, desempenhando um papel crucial na evolução do setor no país
Entre os dias 7 e 10 de abril de 2025, a cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, será o epicentro da cafeicultura irrigada no Brasil ao sediar a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura. Considerado um dos principais eventos do setor, o encontro anual reúne especialistas, produtores, pesquisadores e consultores para debater avanços tecnológicos, gestão e os desafios do mercado cafeeiro.
A Fenicafé é um dos eventos de cafeicultura mais aguardado do ano para o compartilhamento de conhecimentos e inovações. Realizada pela primeira vez em 1995, a feira acontece numa região onde a cafeicultura já despontava como destaque devido ao clima favorável e à topografia ideal para a produção de café irrigado no cerrado mineiro. A iniciativa partiu da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), que identificou a necessidade de um espaço para troca de experiências entre a equipe técnica, pesquisadores e produtores. A feira combina exposição, tecnologias, máquinas e serviços com uma rica programação informativa, dividida em duas partes principais: o 28ª Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado e a 26ª Feira de Irrigação em Café do Brasil.
Com 30 anos de história, o evento consolidou-se como uma referência nacional, sendo considerada a maior feira de irrigação em cafeicultura do país. A Fenicafé 2025 trará uma programação diversificada e rica em conteúdo. Durante os três dias de evento, os participantes poderão conferir palestras técnicas com especialistas de renome nacional e internacional abordarão temas sobre novas tecnologias de irrigação, manejo do solo, sustentabilidade e inovações na produção cafeeira. Workshops visando a oportunidade para aprender técnicas diretamente aplicáveis no campo e a exposição de máquinas e equipamentos movimentada por grandes empresas que apresentarão soluções modernas para otimizar o cultivo de café.


Nesta edição, a Fenicafé reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência produtiva. Soluções em automação agrícola, sistemas inteligentes de irrigação e ferramentas digitais para gestão agrícola serão algumas das atrações principais. Nessas três décadas, a feira tem desempenhado um papel crucial na evolução da cafeicultura nacional. O evento é reconhecido como a maior feira da cafeicultura irrigada do país, agregando conhecimento, difusão de tecnologias e fortalecimento das relações comerciais.
A programação terá início no dia 7 de abril com a solenidade de abertura, que contará com a presença de lideranças do setor e autoridades políticas. Nos dias seguintes, painéis e palestras técnicas abordarão temas como gestão e rentabilidade no campo, exportação e perspectivas econômicas para o agronegócio, destacando oportunidades e desafios do setor cafeeiro. No dia 9, o Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada trará debates sobre projetos de irrigação, evolução da produtividade e impactos climáticos. No último dia do evento, um workshop apresentará um panorama da cafeicultura nacional, com foco na evolução da produtividade e na escolha das melhores cultivares. Além disso, um painel específico discutirá os impactos dos nematoides na produção cafeeira e estratégias de controle desses organismos.

Com relevância tanto para a economia regional quanto para o cenário nacional, a Fenicafé reforça a importância do cerrado mineiro como uma das principais regiões produtoras de café no Brasil. Inscreva-se no evento CLICANDO AQUI.