Por ser um país de dimensões continentais, muitas diferenças nos nomes e medidas de terra das propriedades rurais são encontradas. Vamos saber um pouco mais?
Antigamente as determinações se a propriedade era uma chácara, estância, sítio ou fazenda se determinavam pelo tamanho de terra em m².
Veja abaixo as medidas mais utilizadas para determinar cada propriedade:
- Chácara – área pequena, no máximo 05 alqueires
- Sítio – área de terras mais ou menos entre 05 e 40 alqueires.
- Fazenda – área superior a 40 alqueires.
Vale lembrar que cada alqueire possui 2,42 hectares e que cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados.
Mas em cada região do Brasil podemos observar inúmeras denominações diferentes, tais como rancho, roça, colônia… Isso varia de região para região e de cultura para cultura (de acordo com as tradições locais e com a colonização).
No estado de São Paulo, por exemplo, um rancho é uma área localizada na beira do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Em Minas, grandes áreas são chamadas de roça…. E por aí vai.
Medições de terra no Brasil
Atualmente a forma de medida mais utilizada é o Hectare, pois é baseado no Sistema Internacional de Medidas usado pela maioria dos países.
Vamos conhecer algumas dessas medidas de área:
Medidas de comprimento utilizadas:
- Braça s.f. Medida correspondente ao comprimento de dois braços abertos (2,2 m).
- Braça / Unidade de comprimento, de 7 pés (1,83 m, mais ou menos), usada na Inglaterra para indicar a profundidade da água. (Usada também em outros países).
- Braça quadrada / Medida de superfície (usada ainda em algumas regiões do Brasil) equivalente a 3,052 m².
- Jeira / s.f. Medida de terreno que varia de 9 a 36 hectares, conforme o país. / Terreno que uma junta de bois podia lavrar num dia.
- Légua s.f. Medida itinerária antiga, de valor variável.
- Légua quilométrica, légua de 4 km.
- Légua marítima, vigésima parte do grau, contada num círculo máximo da terra e que vale 3 milhas ou cerca de 5,556 km.
- Légua terrestre, ou légua comum, légua de 25 ao grau, isto é, de 4,445 km.
- Légua geométrica, de 6 km.
Curiosidade: Alqueire Mineiro x Alqueire Paulista
Se você possui 1 alqueire mineiro é a mesma coisa de você possuir 4,84 hectares (medida universal de terra). Toda essa confusão porque em São Paulo sempre prevaleceu o entendimento de que a medida agrária deveria representar apenas um dos alqueires originais e em Minas Gerais prevaleceu o entendimento de que deveria representar o indissociável par de alqueires, razão pela qual até hoje se conhecem como alqueire paulista a área correspondente a 24.200 m² e alqueire mineiro, que corresponde a 48.400 m².