Método aumenta cinco toneladas de cana por hectare
Em Goiás, produtores rurais que tinham produção média de 80 a 100 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, tivram um incremento significativo após efetuarem mudanças na forma do cultivo.
Aposta em insumos sustentáveis
Esse novo manejo trouxe um aumento de cerca de 5% no lucro final. Além disso, passaram a usar menos defensivos químicos, reduziram o custo de produção e tiveram um incremento na produtividade e no ATR (Açúcar Total Recuperável).
Manejo sustentável
Uma das mudanças foi a utilização do Fino de Micaxisto – um remineralizador e condicionador que auxilia na regeneração do solo e nutrição das plantas – aliado aos organominerais (produzidos na própria fazenda).
Com esse manejo, foi possível também produzir uma lavoura de cana com mais sanidade e maior resistência ao estresse hídrico, pontos fundamentais para essa alta da produtividade.
Com o uso do Fino de Micaxisto e o fertilizante orgânico foi possível obter uma maior produtividade em comparação com os outros tratamentos padrão já utilizados.
O uso de insumos naturais, apesar de estar retornando ao mercado produtor, é muito antigo, mas ficou esquecido há muitos anos. Com o apelo pela sustentabilidade e a busca de alimentos mais saudáveis, a prática está voltando com força total no meio produtivo.
Os benefícios da produção sustentável são inúmeros, pois diminui o custo para o produtor, aumenta o lucro, possibilita alimentos com maior qualidade nutricional e garante a sustentabilidade do solo.
Leia também:
BlogCuriosidade – Produtos à base da cana-de-açúcar