Respeito, paciência e principalmente amor pelos animais são algumas das características necessárias para se tornar um bom domador de cavalos.
Essas e muitas outras habilidades técnicas podem ser estimuladas e desenvolvidas no curso de “Doma Racional de Equídeos”, que faz parte do portfólio de cursos de Formação Profissional Rural realizado pelo Senar. Desta vez quem recebeu a capacitação foram moradores do município de Porto Alegre do Tocantins, no sudeste do Estado.
O curso, realizado em parceria entre o Senar e o Sindicato Rural de Almas, foi desenvolvido, pois segundo os organizadores, havia muitos pedidos naquela região, dado que os produtores locais viam a necessidade de proporcionar menores riscos de acidentes com seus animais.
O que foi aprendido?
O treinamento apresentou cuidados durante a doma e a importância de despertar a confiança do animal para receber os comandos do dono, por meio de noções de segurança e respeito com os animais, uma forma mais inteligente de lidar com os equídeos. E, na prática, os produtores puderam como aprender a adestrar os animais (treinar, corrigir e prepara-los para a monta de outras pessoas)”.
A realização do curso proporcionou mais profissionalismo e também mais conforto aos animais que na maioria das vezes são maltratados por falta de conhecimento do domador.
Bem-estar animal é respeito ao animal e ao consumidor. Esteja atento a isso e você terá melhores respostas de seus animais e verá sua produtividade e rentabilidade crescerem.