Ícone do site AGRONEGÓCIO

Capril familiar consegue registro para venda em todo o país

Cabras no Capril Santa Cecília
Capril Santa Cecília é a primeira agroindústria de pequeno porte desta categoria em Minas Gerais a conseguir a autorização
 
Com uma história de superação e sucesso, a produtora Marli Alves, junto com a família, começou, há 15 anos, uma criação de cabras leiteiras no município de Itaguara, região metropolitana de Belo Horizonte.

Eles, que se dedicavam à criação de vacas, decidiram comprar algumas cabras e foram aprendendo e crescendo dia após dia, transformando o negócio em uma agroindústria familiar de pequeno porte para produtos derivados do leite de cabra. Desde então, conquistaram diversos prêmios nacionais e internacionais.
A produtora Marli Alves do Capril Santa Cecília
 
E recentemente, se tornaram a primeira pequena agroindústria mineira de leite de cabra a obter o registro de habilitação sanitária concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a inclusão no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), que padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal no país.

Desta forma, a partir de agora, os produtos do capril podem ser comercializados em todo o território nacional.
 
Baseando sua produção em queijos finos (cerca de 150 Kg por semana), com destaque para o queijo maturado, frescal, temperado, padrão e cremoso tipo Boursin, o capril foi ganhando mercado. Mas eles não ficam por aí, e também produzem doces, manteiga, leite pasteurizado e iogurte, produtos que são comercializados em grandes redes de supermercados de Belo Horizonte e região metropolitana, graças a um registro provisório concedido pelo IMA, que permitia as vendas no estado.
Assista aos vídeos da história do Capril Santa Cecília:
Agora com o registro definitivo e o aval para comercializar em todo o país, os planos são muitos. Já há expectativas para negociações com distribuidores de São Paulo, Natal e Florianópolis.

Assistência da Emater-MG

Para estruturar a agroindústria da propriedade de acordo com as normas sanitárias, a produtora contou com ajuda de órgãos como a Emater-MG, ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O trabalho da Emater de Itaguara com o Capril Santa Cecília começou há cerca de sete anos.

O que é o Sisbi

De acordo com o governo federal, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e a segurança alimentar.

Os estados e municípios podem solicitar a equivalência dos seus serviços de inspeção com o serviço nacional. Em Minas Gerais, este serviço é feito pelo IMA.  Para obter a equivalência, o IMA comprovou que o serviço de inspeção do estado tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.
Temos a satisfação de divulgar projetos de sucesso como o do Capril Santa Cecília. Este é o agronegócio que dá orgulho ao brasileiro. Uma atividade em que a determinação, o conhecimento e a adoção de tecnologias sustentáveis fazem do setor um dos mais avançados do mundo!Se você desenvolve um projeto rural que sirva de modelo para outros produtores, envie-nos que nossa equipe terá o prazer de divulgá-lo.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Leia também:
 
Sair da versão mobile