É muito importante que os pecuaristas e agricultores aproveitem a tecnologia disponível para ter o melhor cercamento em suas terras
E, é justamente por ter espaços menores, que os pequenos produtores rurais precisam utilizar cercamento de qualidade. Diversos problemas, como lotação de animais no pasto, fugas e até mesmo ataque de animais silvestres (javaporco, porco do mato e queixada, por exemplo) não estão restritos às grandes e médias propriedades.
Um cercamento adequado e eficiente aumenta a lucratividade da propriedade com a divisão de pasto realizada corretamente, assim como diminui as chances de fuga de animais. Além disso, as cercas contribuem para reduzir os custos de mão-de-obra, não necessitando constantes manutenções.
Como escolher o tipo de cercamento?
Há diversos tipos de cercamentos no mercado, cada um indicado para vários modelos de terrenos.
Para fazer a melhor escolha é preciso, antes de tudo, analisar a topografia da propriedade. Assim, é possível escolher o melhor arame a ser usado.
Para áreas de maior declive, o mais indicado é o arame farpado, porque permite construir curvas e desníveis sem comprometer a qualidade do cercamento. Já para terrenos mais planos, o mais recomendável é o arame liso.
Conhecer o terreno auxilia muito e gera economia para os produtores. Quando os produtores buscam conhecimento técnico sobre o assunto, conseguem otimizar o espaço, aumentando a lucratividade e mantendo o ambiente devidamente organizado.