
Bebida rotulada de Orvalho do Mar é produzida com sal, limão-rosa e alecrim e levou medalha de ouro entre as “melhores das melhores”
Com limão-rosa, alecrim e sal entre os ingredientes, a cerveja Orvalho do Mar foi eleita a “Best of Show” no Concurso Brasileiro de Cervejas realizado essa semana, em Blumenau (SC). A bebida produzida pela Cervejaria Araucária, de Maringá (PR), se destacou entre mais de 2,5 mil rótulos avaliados pelos jurados, faturando o ouro na principal categoria. A medalha de prata foi entregue à Vale 4 Weiss com Malte Defumado, da Cervejaria Vale 4, de Novo Hamburgo (RS). Já o bronze ficou em Santa Catarina. A cerveja Catharina Sour Morango e Maracujá, da Opa Bier, de Joinville (SC), sem álcool e glúten, também subiu no pódio.
O título de melhor cervejaria consagrou a Big Jack, de Orleans (SC). A empresa ganhou 18 medalhas, sendo seis de ouro. O segundo lugar foi da La Birra, de Caxias do Sul (RS), com 12, seguida da Opa Bier, de Joinville (SC), que faturou dez.

Andressa Modolo Paschoalotte, sommelière e sócia da Cervejaria Araucária com Rodrigo Frigo, Diovani Frigo e Marcelo Partala, conta que a ideia de produzir o rótulo combinando limão-rosa e alecrim surgiu após uma sugestão da cunhada. Com a provocação de ingredientes, pensou-se qual o estilo combinaria mais. O limão-rosa, pela parceria com com um sítio em Maringá que colhe a fruta orgânica, vindo direto do pé. E sobre o alecrim, a infusão a frio é para extrair mais o aroma do que o sabor. Além disso, o toque salgado faz a boca salivar em busca de mais goles. Ela é extremamente refrescante. Além do limão, a empresa paranaense já utilizou outras frutas na produção de cervejas, como manga, maracujá, carambola e uva. A cervejaria gosta e acredita que tem bastante relação com o Brasil.
A cerveja campeã é de estilo Gose, caracterizada por ser ácida, com alta carbonatação, frutada e levemente salgada. O rótulo é leve, puxando
para um paladar azedo, e possui adição de limão-rosa, alecrim e um toque de sal. Possui teor alcoólico de 3,8% e custa R$ 20 a lata de 473 ml. A Cervejaria Araucária foi criada no fim de 2012 por um grupo de amigos que decidiram unir a paixão cervejeira. A marca atua no mercado de cervejas artesanais no interior do Paraná e, além da fábrica, opera um bar em Maringá.
O concurso
A 13ª edição do concurso realizado entre 9 a 11 de março em Blumenau, cidade reconhecida como Capital Brasileira da Cerveja em 2017, fez parte da programação do 16º Festival Brasileiro da Cerveja e distribuiu 289 medalhas (95 ouro, 92 prata e 102 bronze) para 144 cervejarias de 12 Estados: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Ao todo, mais de 2.500 amostras de cervejas de variados estilos foram enviadas para a competição por cerca de 500 cervejarias nacionais. As avaliações foram realizadas por um corpo de 70 jurados nacionais e internacionais, que são experts na bebida.


O evento ocorre no Parque Vila Germânica, mesmo espaço que abriga a tradicional Oktoberfest de Blumenau. Neste ano, a novidade ficou por conta da degustação livre de mais de mil rótulos de 200 cervejarias nacionais no pavilhão 2. Por R$ 299 por dia, o amante da cerveja teve à disposição um verdadeiro “open bar”. Ao contrário de anos passados, as marcas ficaram acomodadas em estandes de tamanhos iguais, criando um ambiente mais igualitário.
Uma outra opção é a Festa da Cerveja, programação paralela que aconteceu no setor vizinho e que soma 40 cervejarias, muitas delas presentes também na degustação livre. Teve ainda vendinhas de comida e música ao vivo. Blumenau, inclusive, celebra oito anos desde que foi intitulada a Capital Nacional da Cerveja pela Lei Federal nº 13.418, de 09 de março de 2017. O município de 360 mil habitantes, abriga também a primeira escola superior de ensino cervejeiro da América Latina e, desde 1996, possui o Museu da Cerveja.