CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

Drone transportando carga de frutas colhida em região de topografia acidentada

Mais uma vez a tecnologia asiática mostra que não existe limites para suas aplicações no agro. Agora, drones transportam as colheitas na China, país que é grande referência em tudo o que envolve drones e tecnologia. O uso de veículos aéreos não tripulados ou drones na agricultura está se expandindo no mundo, mas na China a uma velocidade é inigualável, graças aos avanços na tecnologia de navegação autônoma e à presença de operadores competentes, pilotos de drones qualificados, capazes de projetar as rotas e alturas de voo mais eficientes, analisando a trajetória de voo, com isso, promovendo uma revolução na produção agrícola com o uso de novas formas de mecanização e de uma agricultura intensiva inteligente. A aplicação de drones na agricultura vem ganhando cada vez mais força no mercado e o agronegócio é um dos setores que mais faz uso dessa tecnologia. Estima-se que 25% do faturamento mundial dos veículos aéreos não tripulados seja na agricultura.

Como parte dos esforços do país para impulsionar a agricultura inteligente, os drones estão mais envolvidos no setor. Além disso, uma intensa competição no mercado de drones agrícolas está fazendo com que os preços dos dispositivos despenquem. As operações agrícolas corriqueiras com drones que já estamos acostumados a ver no dia a dia do campo aqui no Brasil, como monitoramento da produção, mapeamento e planejamento de campo, segurança, fotografia, pulverizações, coleta e análise de dados, distribuição de sementes na recuperação de áreas degradadas e fertilização, podemos incluir mais uma: na China os produtores vêm utilizando a tecnologia no transporte de suas colheitas.

Pilotos altamente capacitados operam os dispositivos
Pilotos altamente capacitados operam os dispositivos

Já há alguns anos, o país vem revolucionando a agricultura ao utilizar os dispositivos para executar com eficiência e rapidez serviços de transporte da produção. Os drones vêm sendo utilizados em todas as fazes do processo de colheita pelos agricultores chineses. Quando se trata de colheita, os drones podem fornecer dados valiosos que ajudam os agricultores a determinar o momento ideal para colher suas produções. Ao analisar as imagens capturadas pelos drones, os agricultores podem avaliar a maturidade e a qualidade de suas culturas, garantindo que sejam colhidos em seu pico. Isso pode aumentar significativamente o rendimento geral e a rentabilidade da propriedade.

Durante a colheita, os drones são utilizados para transportar caixas e sacas dos produtos colhidos, principalmente em áreas de topografia acidentada e/ou com acessos terrestres complexos ou mesmo encurtando trajetos suplantando áreas alagadas, rios, lagos e outros obstáculos. Os equipamentos podem transportar frutas, vegetais e outros produtos colhidos do campo para veículos de transbordo, armazenamento ou packing houses (instalações em que são recebidos produtos agrícolas para serem processados antes de irem ao mercado). Depois do transporte, os drones podem ser usados para análise pós-colheita. Isso inclui avaliar o sucesso da colheita, identificar áreas do campo que podem precisar de atenção adicional no futuro e planejar a próxima temporada de plantio. Ao fornecer uma visão abrangente da fazenda, os drones permitem que os agricultores melhorem continuamente suas operações e tomem decisões mais embasadas.

Tudo de forma mais rápida, eficiente e econômica, sem avariar os produtos em viagens por estradas mal conservadas ou muito acidentadas. E, dependendo do projeto, o produtor coloca a produção direto no packing house onde a fruta ou legume é lavado, empacotado e refrigerado ou vai direto pra expedição. Sem dúvida que se ganha em tempo, logística, equipamentos, qualidade, mão de obra e energia. No sudoeste da China, onde se cultiva bananas e outras frutas tropicais, em áreas de relevo montanhoso e complexo, o transporte sempre representou um grande desafio. O uso de drones proporcionou uma mudança significativa neste sentido, aumentando a eficiência e reduzindo consideravelmente custos e perdas no transporte. Agora, as bananas, após a colheita, chegam rapidamente aos mercados de todo o país.

Os drones pegam a colheita da roça no campo e levam rapidamente até caminhões de carga. O processo é feito com agilidade e diminui a carga de serviço dos agricultores. A China está investindo pesado na revolução da sua agricultura com o intuito de integrar as regiões do interior à economia digital. O país está em processo de eliminar o “analfabetismo digital”. Com o avanço da tecnologia para essas regiões, a vida dos trabalhadores locais é facilitada, criando a possibilidade de fortalecer a economia no campo. O governo da China também investe na industrialização do campo, ao trazer a utilização dos drones como uma alternativa que apresenta excelente custo benefício, além de ser ambientalmente amigável.

Caminhão recebendo carregamento dos drones em acesso facilitado
Caminhão recebendo carregamento dos drones em acesso facilitado
Drone em ação no transporte de caixas de frutas
Drone em ação no transporte de caixas de frutas

Drones de alta capacidade

Pensando na oportunidade que o governo chinês está oferecendo para o transporte usando grandes drones de carga no setor de logística e no agronegócio, empresas vêm desenvolvendo equipamentos de alta capacidade, Já existem modelos com capacidade de transportar carga de 5 toneladas e um alcance padrão de cruzeiro de 1.200 Km, que pode atingir até 2.600 Km. Os dispositivos são projetados para facilitar transferências de carga e podem usar contêineres e paletes de carga padrão. São os drones de quarta geração. São capazes de entregar encomendas em diferentes horários do dia ou da noite, rastrear a localização das encomendas em tempo real e de evitar colisões com outros objetos no ar.

Os drones tornaram-se parte integrante da agricultura moderna, proporcionando uma série de benefícios do plantio à colheita. Como a tecnologia continua a avançar, é provável que o papel dos drones na agricultura continue a se expandir, oferecendo ainda mais oportunidades para os agricultores melhorarem a eficiência e a produtividade.

Leia também: