
Até sexta-feira, o evento apresentará inovações do setor agrícola e serviços da cooperativa aos cafeicultores, além de fomentar a sustentabilidade no campo, esperando receber mais de 35 mil produtores em busca de lançamentos para potencializar a produtividade de suas lavouras
A 24ª edição da Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé começa hoje a partir das 10:00 e vai até 21 de março, na Avenida Vereador Nelson Elias, S/N, no bairro Japy, em Guaxupé, MG. O evento ocorrerá das 8:00 às 18h:00 em uma área de 107 mil m2, sendo mais de 37 mil m2 cobertos, reunindo 153 estandes com soluções para maquinários, implementos e insumos para os tratos culturais de cafés e grãos, com mais de 12 mil produtos cadastrados, apresentando as últimas inovações do mercado. Além de tecnologias, os cafeicultores associados e demais produtores da região terão acesso a informações e oportunidades de negócios. A estimativa é de receber mais de 35 mil cooperados e visitantes. Guaxupé é uma cidade de grande importância para a cafeicultura nacional. O município é um dos maiores centros de produção cafeeira no país.
A feira é organizada pela Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do mundo, celebrando 93 anos de cooperativismo em 2025. Com uma impressionante base de mais de 20.000 cooperados distribuídos pelo Sul de Minas, Alto Paranaíba (cerrado mineiro), Matas de Minas e Vale do Rio Pardo (estado de São Paulo), a cooperativa é reconhecida internacionalmente, exportando café diretamente para mais de 50 países.

Considerada uma das principais feiras no segmento da cafeicultura, a Femagri 2025 traz o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”. A entrada é aberta a todos, com credenciamento gratuito na recepção. A feira foi criada em 1997 com o intuito de prestar serviços ao cafeicultor no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas. Até então, não havia um evento no país que proporcionasse ao produtor a oportunidade, de em um mesmo local e num mesmo dia, comparar ofertas, analisar suas necessidades, planejar sua atividade e então efetuar negócios.
Durante o evento, os cafeicultores vão descobrir como potencializar a produtividade, mesmo diante dos desafios climáticos, com soluções e tecnologias disponíveis, sendo uma excelente oportunidade para os cooperados realizarem negociações facilitadas com o suporte do Centro de Negócios com grande estrutura disponibilizada. o cooperado encontra linhas de crédito com instituições financeiras, podendo negociar através da operação Barter, com pagamento utilizando o café. São condições excelentes para acessarem as novidades e soluções para implementação de tecnologias em suas lavouras, buscando, assim, uma gestão eficiente e melhorias na qualidade do café produzido.

Entre as novidades da feira estão produtos como selecionadora de grãos de café, colhedora de café elétrica 100% mecanizada e modelos de tratores de 26 até 140 cavalos de potência. Os visitantes ainda vão encontrar modelos de bicos pulverizadores para aplicação de insumos, além de drones de pulverização agrícola. Tem ainda a tradicional Fazendinha, um espaço dedicado à demonstração de tecnologias e boas práticas agrícolas. O local ainda contará com informações sobre o uso de bioinsumos, irrigação por aspersão com carretel, manejo de pastagem e até espaço de nutrição animal, entre outras novidades. A Femagri 2025 também vai apresentar o “Espaço Novas Culturas”, com informações e orientações aos cooperados sobre o mercado de grãos, novo nicho da Cooxupé em sociedade firmada com a empresa Agrobom, tratando de temas atuais e futuros com o propósito voltado para a agricultura sustentável. Além disso, os visitantes podem curtir os espaços Kids e Beleza e a Barbearia Femagri.
A feira possibilita aos fornecedores (especialmente os de máquinas e implementos agrícolas) mostrar suas ofertas a quem realmente necessita de facilidades para tornar sua atividade mais rentável. Os agentes financeiros têm a mesma oportunidade: manter contato com os produtores, oferecendo a eles condições especiais de prazo e pagamento. Hoje a Femagri é referencia nacional em feiras para café, num dos maiores polos de produção cafeeira do Brasil, o que a torna especialmente relevante para os produtores de café do Sul de Minas e da Média Mogiana paulista.