Ícone do site AGRONEGÓCIO

Como atrair araçari-banana

Araçari banana (Pteroglossus bailloni)

O araçari-banana (Pteroglossus bailloni) é uma espécie de tucano atualmente encontrado nas regiões montanhosas da Argentina, do Leste do Paraguai ao Sul de Belo Horizonte (MG), ES, RJ, SP, PR, SC e N do RS, em regiões de Mata Atlântica. Mede de 35 a 39 cm de comprimento, e seu peso, entre 156 e 169 g. O bico apresenta vários tons de verde e amarelo. Há uma área vermelha ao redor da parte mediana da maxila, com margens em verde difuso que, gradualmente, se torna azul acinzentado. A região perioftálmica é vermelha e contrasta com os olhos de cor amarelo-pálido. A região dorsal apresenta-se recoberta por verde-esmeralda e oliva, com o uropígio vermelho. O bico do macho é maior do que o da fêmea, que também é diferente na coloração: o verde tende mais ao oliva e ao acinzentado. Assim, as cores do macho são mais vivas.

Costuma viver em pequenos grupos de 5 a 7 indivíduos. Espécie de hábitos florestais, pula de galho em galho e não tem o hábito de sobrevoar rios e lagos. Habita a copa de florestas altas em regiões montanhosas. Usa seu bico relativamente longo para se defender de predadores e costuma atacar ninhos de outras aves. É um animal importante no processo de dispersão de sementes.

Detalhe do bico do araçari banana

O bico destas aves é multifuncional, pois serve para alcançar pequenos frutos presos à ponta de ramos finos que não suportariam o seu peso na sua extremidade. A presença de múltiplos dentes na maxila e mandíbula tem a função intimidadora, provavelmente para afastar predadores ou outras aves frugívoras quando concorrem pela mesma fonte de alimento em uma fruteira.

No Brasil existe um comércio ilegal dessas aves em gaiolas, com caça e perda significativa de seu habitat por desmatamento. As florestas montanhosas sofreram menos destruição do que as florestas de planície, mas as florestas isoladas no norte de sua área de distribuição foram reduzidas pela expansão de pastagens e cultivo, com incêndios se espalhando nestas áreas.

Se você deseja atrair essa ave para o seu jardim, aqui estão algumas dicas:

Mantenha sempre um ambiente saudável e confortável para as aves, assim, você poderá apreciar sua beleza e aprender mais sobre seu comportamento.

Leia também:

Sair da versão mobile