Num concurso de beleza para pássaros, certamente o corrupião seria um forte candidato. Esse é considerado um dos pássaros mais belos do país. Desperta interesse pelo canto possante, de frequentes entonações melancólicas, sendo considerada “dono” de uma das vocalizações mais melodiosas do continente. Seus recursos vocais são tantos que lhe permitem imitar outras aves e trechos de músicas. Tomam posições grotescas quando cantam, ficam de cabeça para baixo ou esticam o pescoço exageradamente para cima. É muito comum vermos corrupiões imitando compassos do Hino Nacional.
Reza a lenda que Pablo Neruda, o famoso poeta-diplomata e político chileno, ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 1971, tinha uma conexão muito forte com Goiás, e essa ligação foi sacramentada por algo ainda mais forte, um presente vivo e emplumado que recebera de uma escritora goiana: um vistoso corrupião (Icterus jamacaii). De toda a avifauna brasileira, o corrupião é uma das espécies mais interessantes. Mas a história é triste, pois, levado a contragosto pro Chile, o bichinho morreu precocemente, de frio ou de saudade. Neruda o sepultou no jardim da sua casa de Isla Negra e o imortalizou no poema intitulado “Oda al pájaro sofré”.
Também conhecido como concriz, sofrê, sofreu, xofreu ou joão-pinto, e espécie é endêmica do Brasil e seu nome científico significa “pássaro amarelo que come lagartas”. É uma joia voadora de coloração fantástica, cujas cores dominantes formam um contraste esplêndido entre o laranja-avermelhado vibrante e o preto. Uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente.
Seu canto é claro e sonoro de chorosa doçura ou entonação melancólica, frequentemente com motivos bissilábicos, repetidos. Possui bico longo, pontiagudo e afiado como uma lança e forte como pé-de-cabra, conseguindo abrir fendas em madeira e em cascas secas de frutas, de cor escura, e pernas e dedos acinzentados. Em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Não apresenta dimorfismo sexual. Os juvenis apresentam plumagem similar ao adulto, entretanto sua coloração é amarelada, e não alaranjada.
O corrupião é comum no cerrado e na caatinga, em campos arborizados e regiões abertas e secas, em todos os estados do nordeste, centro-oeste e sudeste. A espécie vive em pares e não costuma acompanhar bandos mistos e separa-se em casais na época de reprodução, tornando-se territorialista. Reproduzem-se na primavera e sua ninhada contém geralmente de 2 a 3 ovos, eclodindo após 14 dias de incubação. Por mais que às vezes construam seus próprios ninhos em buracos na madeira, o corrupião pratica o nidoparasitismo, isto é, aproveita ninhos abandonados de espécies como o xexéu (Cacicus cela), o joão-de-barro (Furnarius rufus), caturrita (Myiopsitta monachus), joão-de-pau (Phacellodomus rufifrons) e o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus).
Como muitas espécies da fauna brasileira, o corrupião sofre com a destruição do habitat, caça indiscriminada e tráfico de animais. O pássaro é apreciado pela beleza e pelo versátil canto. Muito procurado como pássaro de estimação, torna-se aprazível pela mansidão e vivacidade, não foge quando retirado da gaiola e aprende diversos truques facilmente quando jovem e a conviver com pessoas. Por todos esses encantos, o pássaro é muito procurado por comerciantes clandestinos. Isso tudo somado ao descaso do Brasil com seu tesouro biológico, vêm atacando e prejudicando veementemente a espécie.
Para ajudar a manter a população de corrupião, atraia esse pássaro maravilhoso para o seu jardim, seguindo algumas dicas:
Alimentação: O corrupião é onívoro, ou seja, se alimenta tanto de sementes quanto de insetos e frutas. Você pode oferecer alimento para o corrupião colocando um alimentador com sementes de girassol e milho, além de frutas, como banana e laranja, em um local visível.
Plantas: Plante arbustos e árvores que forneçam abrigo e alimento para os pássaros, como o angico, a faveira, a quaresmeira e a aroeira. Também é importante deixar algumas plantas produzirem sementes, pois o corrupião adora comê-las.
Água: Coloque um recipiente raso, preenchido com água fresca e limpa ou mesmo uma fonte com bombeamento e filtragem automática. Lembre-se sempre de manter a água limpa supervisionando diariamente.
Abrigo: O corrupião gosta de se abrigar em árvores e arbustos densos, então você pode fornecer locais de abrigo para os pássaros cultivando esses arbustos e árvores frutíferas. Ele se adapta muito bem a ninhos artificiais. Então espalhe estrategicamente alguns ninhos pela área, fixando-os de forma protegida para que se sintam seguros. Como não são muito chegados a construir ninhos, encontrando facilidade como esses ninhos artificiais, vão aproveitar a oportunidade para os ocuparem.
Canto: O canto do corrupião é uma das suas principais características, e pode ser ouvido a longas distâncias. Para atrair essa ave para o seu jardim, você pode tentar tocar gravações de canto de corrupião para atraí-los para a sua área.
O corrupião, assim como todas as aves, precisam se sentir seguros para frequentarem o seu jardim. Mantenha um ambiente saudável e confortável para que eles sejam atraídos e para que você possa apreciar a beleza e o canto desses pássaros.