Passáros da família Thraupidae, são pequenas jóias, muito coloridas e agitadas. Todas as saíras brasileiras são lindas e admiradas, mas possuem particularidades que vão além do visual. Devoradora de frutas, é uma frequentadora assídua de comedouros. Habitam diferentes estratos da floresta e matas baixas do litoral, pode ser vista em pares ou em grupos. É nesses ambientes também que forma casais que dão origem de dois a quatro filhotes por gestação.
Muito comuns no litoral do sudeste e áreas de mata atlântica, mas várias espécies habitam o litoral do nordeste, sul, áreas centrais do país e região amazônica. Por serem tão exóticas e atraentes, são alvos cobiçados no tráfico ilegal de aves silvestres.
As saíras são pássaros de pequeno porte, muito bonitos e coloridos. Saiba o que fazer para atrai-las para o seu jardim:
- Alimentação: A saíra é uma ave frugívora, ou seja, se alimenta principalmente de frutas. Você pode colocar um comedouro com frutas frescas, como banana, mamão e maçã, para atraí-las.
- Plantas: A saíra gosta de áreas com vegetação densa e variada. Plante árvores e arbustos que forneçam abrigo e alimento para os pássaros, como a jabuticabeira, a goiabeira e a pitangueira. Além disso, a saíra é atraída por plantas que produzem frutos vermelhos, roxos e amarelos, como o cajá-manga e o araçá.
- Água: Como todas as aves, a saíra precisa de água para beber e tomar banho. Coloque um recipiente raso com água fresca e limpa em um local onde possa ser observado.
- Evite o uso de pesticidas: Os pesticidas são prejudiciais à saúde da saíra-sete-cores e de outras aves, além de serem prejudiciais ao meio ambiente. Evite o uso de produtos químicos em seu jardim, optando por métodos naturais de controle de pragas.
Persista e continue fornecendo alimento, água e abrigo, que em algum momento você poderá ter a sorte de avistar essa bela ave em seu jardim.