APICULTURA -  Como montar um apiário

Legumes sendo mergulhados na água

Mesmo sendo higienizados anteriormente à colocação nas prateleiras dos mercados para comercialização, resíduos de pesticidas e outras substâncias podem permanecer nos alimentos

Saber como eliminar agrotóxicos dos alimentos pode reduzir a exposição a esses produtos, que comprovadamente está associada a vários e sérios problemas de saúde. Mesmo sendo possível cultivar alimentos sem o uso de pesticidas, os produtos cultivados convencionalmente possuem alta disponibilidade dessas substâncias e continuam reinando nas prateleiras de supermercados.

Em geral, os pesticidas são produtos químicos naturais ou sintéticos que fazem o controle de organismos como pragas (insetos, roedores, ácaros, etc.), doenças (bactérias, vírus, fungos, etc.) e “ervas daninhas” em plantações. Tecnicamente são conhecidos como herbicidas, inseticidas, raticidas e fungicidas.

Mesmo sendo higienizados anteriormente à colocação nas prateleiras dos mercados para comercialização, resíduos de pesticidas e outras substâncias podem permanecer nos alimentos. Então é muito importante saber como eliminar essas substâncias dos alimentos, deixando o consumidor mais seguro em suas escolhas alimentares e impulsionando o consumo de frutas e vegetais saudáveis.

Dona de casa lavando legumes

O problema dos pesticidas

A exposição a pesticidas, além de afetar o solo e possivelmente contribuindo para a poluição, já foi associada a alguns problemas de saúde. O glifosato, por exemplo, é um herbicida que pode causar intoxicação humana. Ele está entre os dez agrotóxicos mais consumidos no Brasil e é atribuído principalmente às safras transgênicas, como soja, milho e canola. Estudos mostram que a substância tem contaminado alimentos, atmosfera, solo e lençol freático, e também está relacionada ao aparecimento de certos problemas de saúde, como câncer, diabetes e infertilidade.

A maioria desses efeitos na saúde são resultantes da exposição frequente a esses produtos, como no caso de agricultores, aqueles que estão na linha de frente da produção agrícola. De uma forma geral, a ingestão de resíduos de pesticidas não possui efeitos comprovados na saúde. Mesmo assim, especialistas recomendam que esses produtos sejam higienizados antes do consumo.

Agricultor pulverizando pesticida na lavoura

A atenção em relação ao tema é cada vez maior na atualidade, por isso muitos consumidores se preocupam com o que ingerem no seu dia a dia. Sendo assim, aprender como eliminar pesticidas dos alimentos certamente é uma boa ideia.

Segundo os especialistas do Environmental Working Group, alguns alimentos apresentam maior aderência aos pesticidas, preservando mais resíduos nesses produtos do que noutros. A lista divulgada pelo grupo inclui alimentos como: morango; espinafre; couve; nectarina; maçã; uva; cereja; pêssego; tomate; pimentão; pera; salsão. Por isso, é muito importante os consumidores tomarem mais cuidado ao higienizar esses alimentos. Confira agora algumas dicas:

Lave-os com água morna

Dona de casa lavando produtos da horta

Lavar com água morna por um minuto ou mais, além de higienizar os produtos de possíveis sujeiras, também ajuda na remoção de resíduos de pesticidas. Mas esse método não é 100% eficaz. Estudos comprovam que enxaguar tomates com água reduz os resíduos de clorpirifós (inseticida do grupo químico organofosforado) em apenas 41%. Por outro lado, colocar o repolho em água morna elimina 93% do carbofurano (é um pesticida carbamato, amplamente utilizado em todo o mundo para controlar insetos em uma ampla variedade de culturas agrícolas. Traz malefícios ao sistema nervoso, como a morte de neurônios e outras consequências).

Deixar de molho em água morna

Legumes sendo colocados de molho em água morna

Para se assegurar ainda mais na remoção de pesticidas dos alimentos, deixe-os de molho na água quente por alguns minutos — esse procedimento é eficaz removendo resíduos de pesticidas e sujeira. É comumente usado em frutas como uvas e morangos, cuja lavagem pode ser um pouco difícil. Depois, é só removê-los da água e passá-los pela água corrente mais uma vez.

Use uma escova ou bucha

Lavando batata com escova

Alguns alimentos precisam ser lavados com o auxílio de buchas e escovas, como batatas, cenouras, aipo, maçãs e peras. Não use de detergente. Lave-os em água corrente e, com auxílio da ferramenta de sua preferência, esfregue-os para remover qualquer sujeira ou substância indesejada.

Descasque-os

Descascando batatas

Talvez o método mais comum de como tirar pesticidas dos alimentos é remover a casca ou as folhas externas que os envolvem. De fato, isso não é prático para alguns tipos de alimentos, como as uvas, mas o método pode ser usado em alimentos com cascas grossas. Certifique-se de lavar a casca antes de começar a removê-la. Caso contrário, você corre o risco de transferir resíduos de pesticidas para a parte dos alimentos que pretende comer.

Use bicarbonato de sódio

Usando bicarbonato de sódio para lavar legumes

Por muito tempo, o bicarbonato de sódio tem sido utilizado na limpeza de residências no mundo inteiro — e por bom motivo. Além de ajudar na remoção de impurezas dos alimentos, estudos já comprovaram que ele pode remover de 66,7% a 98,9% dos pesticidas. Para eliminar pesticidas dos alimentos com bicarbonato, misture uma colher de chá do produto a cada dois copos de água fria. Mergulhe seus produtos por um minuto e enxágue.

Lavando as mãos antes do trabalho de higienização dos alimentos

E para terminar, em complementação às dicas anteriores, a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, recomenda que você deve lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de manusear frutas ou vegetais. Esse procedimento, além de garantir que sua comida esteja o mais limpa possível, também impede o transporte de possíveis bactérias de suas mãos aos alimentos.

Leia também: