Mas é possível evitar a ingestão de alimentos com pesticidas. Acompanhe abaixo como evitar pesticidas nos seus alimentos com nove dicas simples:
Lave o seu alimento (até mesmo o orgânico!!!). Nem todo o pesticida será retirado com a lavagem, porque ele é absorvido pelas plantas, mas fazer isto com água morna vai ajudar muito. Utilize uma escova para uma melhor lavagem. ATENÇÃO! Água com sal pode ajudar a retirar mais elementos danosos.
Descasque os produtos não orgânicos! Devido à pulverização utilizada para aplicar os pesticidas, os resíduos se alocam na superfície dos alimentos, ou seja, na casca. Por isso, a casca é a área mais susceptível de ser afetada.
- maçã,
- morango,
- uva,
- batata,
- pêssego,
- couve,
- espinafre,
- salsão,
- nectarina,
- pimentão,
- mirtilo,
- alface,
- couve-galega e
- leite.
E a dos que têm menos agrotóxicos:
- cebola,
- abacaxi,
- aspargo,
- abacate,
- repolho,
- melão,
- milho,
- berinjela,
- toranja,
- kiwi,
- manga,
- cogumelo,
- mamão,
- batata doce,
- melancia e
- ervilhas congeladas.
Evite os alimentos ocos! Certas frutas, como as maçãs, possuem uma pequena área oca em seu topo, que levam a uma maior concentração de pesticidas na área específica. ATENÇÃO! Corte e descarte a parte superior das frutas não orgânicas que são ocas!
Cultive a seu próprio alimento. Assim, você terá o controle sobre o que é usado. Por isso, aproveite para cultivar o que quiser e se ver livre dos pesticidas.
Cuidado onde colhe!!!! Não colha vegetais em lugares que você não conhece e em lugares em que o ar, o solo e a água estejam poluídos, como perto de uma estrada ou numa grande cidade. CUIDADO! Você pode estar coletando frutas venenosas.
Filtre a água da torneira antes de beber. Diversas alergias alimentares estão diretamente ligadas à qualidade da água!
Armazenamento seletivo e responsável. Ao adquirir os produtos que potencialmente possuem os agrotóxicos impregnados em seus corpos, deposite-os na gaveta própria aos vegetais em sua geladeira e mantenha-os sob observação periódica. Esteja atento ao primeiro sinal de degradação dos primeiros frutos. Quando isso ocorrer o efeito dos pesticidas deverá se encontrar em estágio de menor potência, indicando condições mais seguras para o consumo do produto.
Fonte: eCycle