A sala de ordenha é uma das principais estruturas da bovinocultura. Por isso, as instalações devem estar sempre impecáveis com total atenção na manutenção da estrutura e de todos os equipamentos necessários
Mas, você sabe o que é preciso para montar a sua sala do zero? Sabe como organizar sua sala de ordenha da melhor forma possível?
Antes das dicas, vamos deixar claros pontos que devem ser seguidos à risca. Seja rigoroso com questões como:
- higiene (com um bom manejo sanitário, incluindo o de esterco);
- ambiente adequado e confortável para todos os animais;
- escolha um local próximo à fonte de alimentação;
- boa ventilação.
Observação: Em épocas de alta temperatura, a produção de leite pode cair devido ao estresse térmico. Então, tome precauções para que este fato não interfira na sua produção.
Dica 1 – Espaço. Escolha um local plano, sem declives. A metragem da sala vai variar de acordo com o número de cabeças de gado. Identifique se o local escolhido está adequado para atender ao número de cabeças que você tem e se tem possibilidade para ampliações de acordo com o crescimento do seu rebanho. O espaço deve ser arejado, com ventilação e também com boa luz natural.
Dica 2 – Bebedouros. A água é a base da produção do leite e os animais precisam estar nutridos e hidratados sempre. Mantenha os bebedouros cheios e limpos!
Dica 3 – Cochos de ração. Mantenha os cochos nas baias abastecidos para alimentação durante o procedimento.
Dica 4 – Fosso. Se a ordenha for manual, não deixe de implantar um fosso. Ele vai permitir que o profissional fique de pé, numa posição bem mais adequada e confortável. O recomendável é uma altura de 60 cm. Desta forma, você terá um funcionário mais satisfeito e que não terá problemas futuros como dores na coluna ou algo mais sério.
Dica 5 – Investimento. Se você não tiver muitos recursos financeiros disponíveis, opte por uma sala de ordenha aberta. Caso não tenha condições de levantar paredes de alvenaria, as baias podem ser de madeira. Apenas o local do resfriador deve ser fechado.
Desta forma, você garante boa ventilação, sem contar que ter acesso à luz do sol nas primeiras horas do dia faz aquele bem para a saúde.
Outra vantagem: nas salas de ordenha abertas, a secagem do piso é mais rápida. A entrada de sol e ar mais fácil faz com que as poças sequem mais rápido, evitando assim a lama.
Dica 6 – Escolha do piso. O piso precisa ser fácil de lavar. Cerâmica é uma boa opção. Não instale pisos escorregadios! Ou instale antiderrapantes. Existem vários tipos de modelos de baixo custo no mercado.
Dica 7 – Área para descanso. Você pode estruturar por baias, piquetes ou até camas por animal. O local deve ser confortável e arejado.
Dica 8 – Sala para resfriador. Como já falamos, este cômodo deve ser fechado. De preferência deve estar localizado bem próximo da sala de ordenha. Isto facilitará o transporte entre esses dois locais. Lembre-se de tentar fazer com que o local dos laticínios também fique próximo.
Dica FINAL. Alimentação, bem-estar animal, teor de gordura do leite e peso dos animais interferem diretamente no resultado da sua produção. E isto independe da sala de ordenha. Depende de cuidado contínuo, competente e planejado!