Com esse artifício o criador pode obter o peso muito aproximado do animal
A maioria das propriedades rurais brasileiras não tem uma balança para pesar seus animais, e saber somente com avaliação visual o peso em arrobas é pra poucos.
As fitas de pesagem bovina existem no mercado agropecuário. Já vêm com a graduação e o peso aproximado correspondente na escala (assista ao vídeo no final do post).
Caso o pecuarista não tenha a fita com escala especial para medição do peso do animal, ele poderá fazer com o auxílio de uma trena flexível.
Com uma trena normal graduada em centímetros, o pecuarista deverá estar ciente que a arroba do boi equivale a 15 Kg. Quando se fala em pegar o peso do boi e dividi-lo por 30 e não 15 é porque o frigorífico considera somente a carcaça do animal, que representa metade do peso.
Para fazer a medição, coloque a trena imediatamente atrás da paleta para medir o diâmetro corporal do animal. Cada centímetro equivale a 2,8 Kg, sendo assim a conta para obter o peso aproximado caso o diâmetro do animal mediu 220 cm x 2,8 (peso por centímetro) chegaríamos aos 616 Kg que seria o peso aproximado.
Diâmetro x 2,8 = peso do animal / 30 = arrobas para a comercialização
Então:
220 x 2,8 = 616/30 = 20,53 (arredonda pra cima, 21@)
Uma observação importante é que pra essa conta bater na medição com trena em centímetros, os animais devem ter o peso acima de 150 Kg, então caso utilize a fita métrica para medir bezerros novos provavelmente não irá dar certo.