A pandemia mudou o comportamento e hábitos de todos. O uso das tecnologias digitais e do uso da internet cresceu absurdamente e o que se esperava de crescimento nesta área para daqui a 6 anos, aconteceu em 6 meses!
O uso de canais e plataformas digitais deixou de ser diversão e passou a ser necessidade. E o campo seguiu esta tendência. Cada vez mais, as tomadas de decisão dos produtores agrícolas baseiam-se agora em aplicativos e softwares que auxiliam em áreas como análise de solo, dicas de clima, de insumos para todas as partes da cadeia produtiva, peso ideal do boi para abate, tratores comandados à distância por georreferenciamento e tantas outras soluções tecnológicas.
O crescimento no uso da internet de 36% para 46% dos produtores aconteceu em apenas 12 meses.
Boas notícias e expectativas
Outra importante tendência é que grande parte dos produtores estão dispostos a experimentar essas novas tecnologias que possibilitam modelos de negócios em que os dados colhidos sejam compartilhados para que provoquem incremento de produtividade e desempenho econômico.
Aplicativos que auxiliam produtores
No mercado, podemos encontrar aplicativos e softwares que controlam diversas atividades do cotidiano rural:
- estoques de insumos;
- mapas de infestação de pragas;
- frequência de monitoramento de cada talhão;
- agenda de aplicações;
- pluviometria;
- previsão de colheita;
- previsão de custos de produção;
- previsão de produtividade e rentabilidade total ou por talhão;
- entre tantas outras que permitem reavaliar o planejamento de cada safra.
Para aqueles que estão preocupados com a gestão do seu empreendimento rural, as tecnologias digitais ajudam a prever problemas e evita-los!
Pense digital. O sucesso da sua empresa depende da sua atitude. Garanta o futuro do seu negócio. As soluções e o mercado estão na tela do seu celular! Disponíveis a qualquer momento, de onde quer que você esteja.
Leia também:
Conectividade – Agrovilas recebem primeiras antenas
Conectividade garantindo rastreabilidade e controle dos cultivos
BlogOpinião RuraltecTV – Conectividade no Campo – Levar apenas o sinal não é o suficiente!